Topo

Queda de 25% no Ibope ajuda a explicar crítica da Globo contra Ferrari

Mauricio Stycer

17/11/2010 16h30

Por ocasião do famigerado GP da Alemanha, quando a Ferrari ordenou a Felipe Massa deixar Fernando Alonso ultrapassá-lo, observei que a Rede Globo condenou o episódio com uma veemência pouco habitual. Em dois textos (aqui e aqui) falei das reações pesadas da emissora e da cobrança por punições tanto à equipe quanto aos pilotos.

Nesta quarta-feira, o colunista Flavio Ricco divulgou em sua coluna, no UOL Televisão, a audiência média da emissora com a cobertura da Fórmula 1 nos últimos cinco anos. Os dados apontam uma queda constante e significativa, da ordem de 25%, entre 2006 e 2010.
F1 – Ibope

2006 – 16.1
2007 – 16.0
2008 – 17.1
2009 – 14.8
2010 – 12.1

A curva apresentou alteração, para cima, apenas em 2008, não por coincidência o ano em que Felipe Massa disputou o título e terminou a temporada em segundo lugar, apenas um ponto atrás de Lewis Hamilton.

O GP da Alemanha causou indignação em todos os fãs de automobilismo, Galvão Bueno incluído, mas me pergunto se o tom da cobertura da Globo sobre o episódio teria sido o mesmo se a interferência da Ferrari houvesse beneficiado Massa e não Alonso.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.