Queda de 25% no Ibope ajuda a explicar crítica da Globo contra Ferrari
Por ocasião do famigerado GP da Alemanha, quando a Ferrari ordenou a Felipe Massa deixar Fernando Alonso ultrapassá-lo, observei que a Rede Globo condenou o episódio com uma veemência pouco habitual. Em dois textos (aqui e aqui) falei das reações pesadas da emissora e da cobrança por punições tanto à equipe quanto aos pilotos.
Nesta quarta-feira, o colunista Flavio Ricco divulgou em sua coluna, no UOL Televisão, a audiência média da emissora com a cobertura da Fórmula 1 nos últimos cinco anos. Os dados apontam uma queda constante e significativa, da ordem de 25%, entre 2006 e 2010.
F1 – Ibope
2006 – 16.1
2007 – 16.0
2008 – 17.1
2009 – 14.8
2010 – 12.1
A curva apresentou alteração, para cima, apenas em 2008, não por coincidência o ano em que Felipe Massa disputou o título e terminou a temporada em segundo lugar, apenas um ponto atrás de Lewis Hamilton.
O GP da Alemanha causou indignação em todos os fãs de automobilismo, Galvão Bueno incluído, mas me pergunto se o tom da cobertura da Globo sobre o episódio teria sido o mesmo se a interferência da Ferrari houvesse beneficiado Massa e não Alonso.
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