Por que interessa saber antes o que vai acontecer na novela?
Mauricio Stycer
07/12/2010 17h39
Quanto mais bem-sucedida uma novela, maior o interesse que desperta junto a jornalistas que lutam para divulgar, com antecipação, o que vai acontecer nos próximos capítulos. Prática condenada por fãs de seriados e de filmes, o chamado "spoiler" é aceito naturalmente pelo espectador de telenovela.
O fenômeno não é novo. Mas hoje há um verdadeiro mercado especializado em antecipar cenas e histórias dos próximos capítulos. Há pelo menos meia dúzia de revistas populares que só fazem isso, fora as colunas diárias em jornais e sites. As próprias emissoras, Globo e Record, cuidam de divulgar no Twitter e em seus sites desdobramentos futuros de suas telenovelas.
Confesso que, para mim, isso é um mistério. Quando gosto de uma novela, não quero saber o que vai acontecer, mas é realmente impossível, hoje, escapar dos "spoilers". Não entendo direito o prazer que isso provoca nas pessoas. Lancei no Twitter esta pergunta e compartilho com os leitores algumas respostas:
Por que o público que assiste novela não se incomoda e, em muitos casos, até gosta de spoiler?
@graciele_ Porque novela costuma ter um período ENORME em que nada acontece, a barriga, então o spoiler serve como um chamariz.
@smurfjf Pras pessoas não importa saber o que vai acontecer, e sim, como isso vai acontecer. Pras séries é a mesma coisa.
@chicobarney Novela é fofoca
@joaosergio Porque não são frescos
@jnoronha Por que são todas iguais?
@febressiani Porque novela demora pra acabar, então mesmo que você saiba um capítulo, outros virão.
@Elvis_Chaves Mesmo com spoiler o pessoal fica na dúvida se vai acontecer ou não, o bom é ver a cena, e tem também os que são curiosos mesmo, né.
@CaioLevyOficial Porque são tontos
@john_lopes Será por que elas estão tão previsíveis que um spoiler é só uma constatação?
@fersenda Tem revistas que sobrevivem de spoiler de novela… então…
@flaviaperin Porque para as pessoas que assistem o que menos importa é a história? É quase esporte, "ver novela", mas sem uso do cérebro.
@valeriapedrochi Porque em geral novela já é tão previsível…
@sheilokavieira Não acho que é só público de novela… o @spoilerTV, por exemplo, dá spoiler de seriado e faz sucesso
@jooprazeres Ou sonham viver o que está na tela.
@jr_mau Novelas… Isso explica.
@raphaelpinheiro "Novela boa é aquela que a gente sabe de antemão o que vai acontecer". E o povo se junta pra assistir os capítulos críticos.
@Tina_Lo Porque o público se sente dono da novela e sabe que a opinião pública muda os rumos.
@jessica_diniz Porque ninguém sabe o final.
@PattyGirlBrazil Por que novela é descartável, uma igual a outra… Filmes são eternos! E menores, vocêvê rápido, se souber o fim fica chato
@niqueew Eu não assisto as novelas porque os spoilers me desanimam! Passione é a pior novela ever!
@graciele_ Experimenta contar em sua coluna o q acontecerá nos próximos. episódios de alguma série! Provavelmente você será ameaçado de escalpelo
@jessica_diniz Nas séries, sempre tem alguém que baixou e sabe de verdade, ou nos filmes. Na novela, não. Todo mundo vai descobrir junto
@flaviaperin Porque rola uma tremenda falta de algo melhor para fazer… (sou uma saudosista!) Leia-se: as boas novelas já foram feitas, e há bons anos. Veja o sucesso (ainda) da Heleninha Roitman. E as atuações? rs.
@fagnermorais Odeio quando a Globo.com coloca um spoiler na home.
@Tina_Lo Mas às vezes spoilers não se concretizam, minha impressão é de que foram teasers para verificar a recepção do público. Ou não.
@LeandroCanonico As pessoas não gostam de surpresa. Elas gostam de saber antes e contar para todo mundo que souberam antes. Isso em tudo
@marcelozoyd O público aceita o spoiler na novela porque ajuda a acompanhar. Por ser um programa diário, nem sempre dá para assistir tudo
Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
Sobre o blog
Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.