“Tio Leo”, um tipo inesquecível de Seinfeld
Mauricio Stycer
17/02/2011 11h01
Uncle Leo, o tio Leo, é um deles. Vivido pelo ator Len Lesser, morto aos 88 anos, nesta quarta-feira, em Los Angeles, o personagem apareceu em apenas 15 episódios da série, mas deixou uma marca inesquecível.
Assim como os pais de Seinfeld, Leo serviu de "escada" para grandes piadas relacionadas ao universo judaico, muito presente na cultura americana e no trabalho de Jerry Seinfeld e Larry David, os dois criadores da série.
Num episódio duplo ("The Wallet" e "The Watch"), na quarta temporada, Jerry ganha um relógio vagabundo dos pais e o joga fora. Tio Leo o encontra numa lata de lixo e passa a usá-lo. Questionado pelos pais sobre o presente, Jerry o vê no pulso do tio. Tem início então uma negociação, ao longo da qual o tio, safado, pratica uma leve extorsão com o sobrinho antes de devolver o relógio.
Len Lesser também atuou em outro seriado famoso, "Everybody Loves Raymond", como amigo do pai do protagonista, e em filmes como "Papillon", com Steve McQueen, e "Os Guerreiros Pilantras", com Clint Eastwood.
Em tempo: Mais informações sobre Lesser podem ser lidas aqui. A lista de todos os episódios de "Seinfeld" em que apareceu está no site IMDb. Minha lista com o "Top 5" do "Seinfeld" está aqui.
Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
Sobre o blog
Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.