Tipos de leitor: o Muy Amigo
Prossigo com a série dedicada aos leitores que freqüentam este e outros blogs, além do Twitter. Estou tentando descrever em textos curtos alguns personagens típicos, que ajudam a tornar a blogosfera e a tuitosfera mais divertidas. A série não tem periodicidade fixa e aguarda sugestões para continuar.
Ele não exibe o mau humor do Crítico de Assunto, a malandragem do Contrabandista ou a agressividade do Consultor de Empresas. O Muy Amigo é uma pessoa disposta a ajudar o blogueiro. Bem intencionado, ainda que irritante, tem sempre sugestões a fazer, conselhos a dar e mudanças de rumo a propor.
"Use suas habilidades para escrever coisas produtivas", ele escreve, ao ler um post sobre a nova novela das oito, por exemplo. Cordial, mas incisivo, como se fosse o irmão mais velho do blogueiro, ele tentar ajudar, tirá-lo do mau caminho. "Um cara com o seu currículo, perder tempo com o Boninho…"
Gosto do Muy Amigo porque ele (ou ela) é sempre educado e paciente. Lê o que o blogueiro escreve, tem restrições, mas acha possível reeducá-lo. Às vezes, adota um tom mais paternal e diz: "Pesquise um pouco antes de escrever". Às vezes, é duro como aquele professor que você odiava na escola: "Não escreva sobre o que você não conhece", ele aconselha, ao ler um texto sobre futebol. Ou, ainda: "Quer um conselho? Mude de profissão!"
Na selva em que, com frequência, se torna o embate com os leitores em blogs ou no Twitter, a voz do Muy Amigo, mesmo soando chata ou ferina, tem a qualidade de ser cordial.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.