Tipos de leitor - o Veja Bem
Conheci este tipo bem antes de frequentar blogs e redes sociais. No dia-a-dia, ele é o sujeito que você enfrenta sempre que precisa resolver um problema técnico, burocrático ou alguma banalidade do cotidiano que está atazanando a sua vida. Se a resposta começa com "veja bem", pode desistir: o seu problema não tem solução.
"Veja bem, consertar o defeito do carrinho é possível. Mas eu não posso garantir que ele vai continuar andando". Ou: "Veja bem, eu entendo o seu ponto de vista, mas você precisa entender o meu. Tem misto-quente e queijo quente, mas não dá pra fazer presunto quente".
Por ser uma expressão da linguagem oral, o Veja Bem não a utiliza tanto nos blogs, mas o seu espírito é facilmente reconhecível. "Entendi o que você quis dizer, mas o problema principal não é esse", começa o comentário. "Vou explicar", prossegue, antes de desfiar todo o seu conhecimento sobre o assunto que ele julga ser o principal.
Muito educado, o Veja Bem tenta consolar o blogueiro ou mostrar o caminho certo que o texto deveria tomar. "Não adianta você ficar pegando no pé do Ronaldo. O problema não é ele. É a estrutura do futebol brasileiro".
Paternal, o Veja Bem trata o blogueiro como alguém que precisa adquirir experiência, conhecimento e tarimba antes de escrever sobre determinados assuntos. "Em matéria de BBB, você é um iniciante", escreveu Boninho, em seu Twitter.
Às vezes, o Veja Bem surge com o objetivo de moderar as confusões. Dirigindo-se a outros leitores, que estão se atacando por causa de algum assunto mais polêmico, ele tenta me socorrer. "Será que vocês não entenderam? O texto do Mauricio não é sobre espiritismo, mas sobre um filme". Nestas horas, só posso dizer: "Veja Bem, muito obrigado".
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.