Topo

Enquanto Messi aprontava em campo...

Mauricio Stycer

28/04/2011 11h32

Globo transforma Real x Barça em "jogo do Ronaldo" *

Milton Leite até que tentou chamar a atenção para o que estava acontecendo em Madri, no Santiago Bernabeu ("É o jogo do ano, a eliminatória do ano", disse), mas o foco principal da transmissão da Globo foi mesmo o que estava ocorrendo no estúdio, em São Paulo.

No papel de comentarista, Ronaldo mereceu muito mais atenção do que a própria disputa entre Real Madrid e Barcelona. Por duas vezes, nos primeiros cinco minutos, o narrador foi obrigado a informar que a atração estava atrasada. "Tá chegando", disse Milton Leite, já com a bola rolando. "Ronaldo já chegou. Já já vai dar a sua palhinha aqui", disse aos cinco minutos do primeiro tempo.

Quando o comentarista chegou, a imagem da tela de jogo foi reduzida para a abertura de uma segunda tela, mostrando Ronaldo entre o narrador e Caio Ribeiro. Por alguns segundos, a tela que exibia a partida chegou a ficar fora do ar.

Dona dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões, a Globo não havia transmitido ainda nenhuma partida desta temporada. Na próxima terça-feira, vai exibir o jogo de volta entre Barcelona e Real e provavelmente a partida final, no dia 28 de maio.

Enquanto a bola rolava, Milton Leite entrevistava Ronaldo. "Saudade de participar de um Real e Barcelona?". Também passou a importante informação que o Fenômeno anotou sete gols em jogos entre as duas equipes. "Você sabia?". "Não", respondeu o ex-jogador.

No intervalo da partida, enquanto outras emissoras informavam que o goleiro reserva do Barcelona levou cartão vermelho por conta de uma confusão ao fim do primeiro tempo, a Globo exibia imagens da passagem de Ronaldo pelo Barcelona e pelo Real Madrid. O "show do intervalo" mostrou cenas da apresentação do jovem craque às duas torcidas e, pela enésima vez, alguns dos inúmeros gols que marcou pelos dois times.

Como comentarista, Ronaldo foi honesto ao dizer que torce pelo Real Madrid e considera este Barcelona de Messi o melhor time do mundo nos últimos 15 anos. Fez uma observação curiosa sobre o estado do gramado, que não teria sido molhado, a pedido do técnico da casa, José Mourinho.

Assim como Caio e Milton Leite, Ronaldo insistiu no pedido para que Kaká entrasse em campo ("Já merece uma oportunidade no time titular"), não disse uma única palavra sobre Cristiano Ronaldo, elogiou o segundo gol de Messi ("maravilhoso") e justificou a "catimba" do primeiro tempo ("normal em clássico").

Sem a presença de Galvão Bueno, Arnaldo Cesar Coelho teve a oportunidade de fazer observações sérias e pertinentes sobre a falta de qualidade do jogo, em vários momentos. Criticou o excesso de simulações dos jogadores, bem como o pisão dado por Marcelo num jogador do Barça. Foi mais objetivo que Ronaldo e Caio ao criticar o andamento do jogo.

* Texto publicando na quarta-feira, 27 de abril, no UOL Esporte. A versão original pode ser lida aqui.

P.S. Por uma questão de justiça, é preciso registrar que todos os programas jornalísticos da emissora depois do jogo deram o merecido destaque aos feitos de Messi em campo. No "Jornal da Globo", no fim da noite, a atuação do craque argentino chegou a ser a notícia de abertura do programa. Messi brilhou nao apenas no detalhado relato da partida, como também em uma reportagem feita depois do jogo pela correspondente da Globo em Buenos Aires.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.