Topo

Duas vezes Seinfeld

Mauricio Stycer

07/05/2011 13h13

Criador e protagonista da melhor série cômica já realizada, Jerry Seinfeld reapareceu em dose dupla para seus fãs brasileiros nesta sexta-feira. Primeiro, com a inauguração de um site dedicado ao acervo de suas apresentações em números de "stand-up comedy". Segundo, com a estreia na TV paga do reality show "The Marriage Ref", no qual ele é produtor-executivo e eventual participante.

O site JerrySeinfeld.com é atualizado diariamente com três vídeos. O comediante conta que guarda com zelo cópias de suas aparições na TV desde a primeira, há 30 anos. O site também serve para promover o seu show atual, que roda os Estados Unidos.

Seinfeld não diz, mas é sabido que, entre os vídeos online, o gênero que mais cresce em audiência é a comédia. Uma pesquisa do PEW Institute, de 2010, mostra que 50% dos adultos americanos viram vídeos de humor em 2009, contra 31% em 2007. Entre os entrevistados de 18 a 29 anos, este índice é de 93%.

Em segundo lugar na pesquisa de 2009, aparecem os vídeos de notícias, com 43%, seguidos de vídeos educativos (38%), filmes ou programas de TV (32%) e vídeos musicais (32%).

O reality "The Marriage Ref" estreou na NBC americana em fevereiro de 2010. A sua segunda temporada tem previsão de ir ao ar em junho de 2011. No Brasil, o programa está sendo exibido no canal pago Glitz* (ex-Fashion TV).

Um "juiz", o comediante Tom Papa, apresenta o programa, com a ajuda de três "conselheiros conjugais" – no programa de estreia, o ator Alec Baldwin, Kelly Ripa e o próprio Seinfeld. Um casal apresenta um problema real para julgamento do trio.

O primeiro programa expôs dois casos. Juntos e felizes há 14 anos, um casal não se entende por causa do cão de estimação, Fonz, que acaba de morrer. O marido quer embalsamá-lo; a mulher, que já odiava o bicho vivo, não admite a hipótese. No segundo caso, o marido quer apimentar a relação de oito anos instalando um poste para "pole dance" dentro do quarto. A mulher, que terá que dançar para ele, não aceita.

São histórias divertidas, comentadas pelo trio de "conselheiros" com ironia e pimenta. Está longe, muito longe, da graça de "Seinfeld", mas serve para matar a saudade.

Na primeira temporada, o comediante apareceu em quatro dos 12 episódios. Entre os convidados dos próximos programas, estão Jason Alexander (o "George"), Tina Fey e Kirstie Alley, entre outros ótimos comediantes.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.