Topo

Com assassinato de gay, “Insensato Coração” já soma 22 mortes*

Mauricio Stycer

05/08/2011 13h05

No mesmo dia da morte de Salomão Hayala, que dá inicio ao famoso "quem matou?" de  "O Astro", "Insensato Coração" exibiu a sua vigésima-segunda morte. Como todas as anteriores, não houve mistério. O público acompanhou o jovem Vinicius (Thiago Martins) liderar uma gangue de pitboys no massacre de Gilvan (Miguel Roncato), assassinado simplesmente por ser gay.

Das 22 mortes, os quatro vilões da novela – Leo, Norma, Cortez e agora Vinicius – são responsáveis, direta ou indiretamente, por treze. Curiosamente, nenhuma destas mortes foi esclarecida, até agora.

Também foi esquecida, sem apuração, uma morte ocorrida na primeira fase, de uma falsa amiga de Norma, que a enganou, mas foi assassinada pelo namorado.

Das 22 mortes*, apenas uma ocorreu por causas naturais, a de Gregório, pai de André. A líder das presas na cadeia onde Norma cumpriu pena, Araci, liderou uma rebelião que causou duas mortes, mas ela foi morta posteriormente.

Veja a relação dos crimes de "Insensato Coração":

Leo (Gabriel Braga Nunes) é responsável, direta ou indiretamente, por cinco mortes:
1. Luciana (Fernanda Machado)
2. Olegário Silveira (Hugo Carvana)
3. Andrade (Paulo Vespúcio), criminoso que tentou chantageá-lo
4. Carmen (Nívea Maria)
5. Irene (Fernanda Paes Leme)

Norma (Gloria Pires), é responsável, direta ou indiretamente, por quatro mortes:
6. Araci (Cristiana Oliveira)
7. Teodoro (Tarcísio Meira)
8. Milton (José de Abreu)
9. Zeca (André Barros)

Cortez (Herson Capri) é responsável por duas mortes:
10. Aderbal, motorista
11. Clarice (Ana Beatriz Nogueira)

A polícia de Florianópolis matou um personagem em consequência de uma armação de Cortez e Leo:
12. Henrique (Ricardo Pereira)

Vinicius (Thiago Martins) é responsável por uma morte:
13. Gilvan (Miguel Roncato)

Araci (Cristina Oliveira) é responsável, direta ou indiretamente, por duas mortes em uma rebelião no presídio:
14. Claudete (Gláucia Rodriges), funcionária
15. Edite (Karen Coelho), prisioneira

Celso (Marcelo Varzea), falso advogado, causou uma morte:
16. Dalva (Susana Ribeiro), "amiga" que engana Norma

Morte natural:
17. Gregório (Milton Gonçalves), pai de Andre (Lazaro Ramos)

Seqüestro do avião
18. Jonas (Tuca Andrada) morreu depois de causar uma morte:
19. Piloto do avião (Marcos França)  sequestrado por Jonas

A polícia é responsável por outras três mortes, da máfia do videogame em Florianópolis
20. Afrânio (Nelson Diniz)
21. Capanga 1
22. Capanga 2

Atualizado às 14h, com a contribuição do leitor Marcelo Marques, que se lembrou da morte de Andrade, e de Filipe, que recordou a morte de Aderbal, motorista de Cortez.

* Atualizado em 20 de agosto: Encerrado "Insensato Coração", a conta fechou em 25 mortes em 185 capítulos (média de uma morte a cada 7,4 capítulos) Desde que fiz este levantamento ocorreram mais três assassinatos. Leo matou o piloto do monomotor que contratou para simular a própria morte; Wanda (Natália do Vale), mãe de Leo, assassinou Norma; e presos, a mando de Cortez, atiraram Leo do alto do presído, matando-o. Leo foi, assim, responsável por seis mortes na novela e Cortez por três.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.