Emissoras escondem improvisos de William Bonner e Ana Paula Padrão
Dois apresentadores sérios, atrás de uma bancada, lêem sem piscar, como se estivessem encarando o público, o texto que aparece diante do teleprompter. Não transmitem emoção, raramente fazem comentários, às vezes parecem robôs. Mais importante telejornal da TV brasileira, o "Jornal Nacional" consagrou este modelo de apresentação de notícias, hoje reproduzido pelas principais redes do país.
Nesta quinta-feira, por coincidência, William Bonner, na Globo, e Ana Paula Padrão, na Record, fugiram involuntariamente do rígido figurino. Um se distraiu e deixou de falar na hora que devia. A outra se emocionou. Ambos fizeram questão de expor os seus lapsos, o que deu um raro tom de humanidade aos telejornais.
Depois da exibição de uma reportagem sobre adoção de crianças brasileiras por italianos, a imagem voltou para Ana Paula, que, visivelmente tocada, disse para seu colega de bancada, Celso Freitas: "Desculpe, estou te interrompendo. Fiquei emocionada com a matéria, Celso".
Já Bonner se atrapalhou e deixou de ler a notícia que lhe cabia no "jogral" depois de Fátima Bernardes. "Me distraí aqui, Fátima", comentou ele, com espontaneidade.
Curiosamente, as "falhas" de Ana Paula e Bonner não aparecem nos sites dos telejornais. No da Record, o espectador pode ver a apresentadora chamando a notícia, mas o vídeo se encerra sem mostrar a sua reação posterior. No site da Globo, que oferece a íntegra do JN, o improviso de Bonner foi cortado, mas naturalmente já se encontra no You Tube.
Atualizado às 14h15: A meu pedido, a Record enviou o trecho do noticiário em que Ana Paula Padrão comenta a reportagem sobre adoção. Ela pode ser vista abaixo:
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/11972821[/uolmais]
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.