Topo

Aguinaldo Silva volta a usar “Fina Estampa” para promoção pessoal

Mauricio Stycer

23/11/2011 11h58

Maior sucesso no horário das 21h em muitos anos, "Fina Estampa" voltou a servir ao autor, Aguinaldo Silva, como veiculo para fazer propaganda de si mesmo. Em setembro, a Locanda della Mimosa, luxuoso restaurante-pousada de sua propriedade em Itaipava, foi tema de um diálogo entre Esther (Julia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach). No capítulo desta terça-feira, o autor fez um merchandising do romance policial "98 Tiros de Audiência" (Geração Editorial).

Lançado em 2006, o livro provocou certo barulho diante da promessa de que a trama era baseada em fatos e personagens reais da televisão. Não fez, no entanto, o sucesso esperado. "Ouvi dizer que este livro é uma maravilha", diz Tereza Cristina (Christiane Torloni) ao ver a filha Patrícia (Adriana Birolli) com um exemplar nas mãos.

Pagando ou não pelo merchandising, o autor de "Fina Estampa" não está proibido de usar a sua ótima novela para promover os próprios livros ou seu restaurante. Só pega mal.

+ + +

O capítulo de terça-feira também chamou a atenção por um novo erro de continuidade – o que está se tornando comum na novela. Deu-se na cena em que Griselda (Lilia Cabral) entrevista candidatas em busca de um emprego na empresa que vai abrir. Muita gente notou que Griselda entrevista uma candidata e, na cena seguinte (veja abaixo), esta mesma mulher aparece em primeiro lugar na fila, aguardando a hora de ser chamada.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.