Topo

Fãs de Xuxa reagem com pedras, psicologia e recados ao crítico

Mauricio Stycer

08/01/2012 11h17

Meu texto sobre "TV Xuxa Férias", a nova tentativa da Globo de emplacar a apresentadora nas tardes de sábado, provocou uma reação apaixonada dos leitores. Os primeiros a se manifestar foram os fãs de Xuxa.

Ainda que minoritários entre os mais de 500 comentários, foram os mais barulhentos. Alguns poucos, é verdade, se dispuseram a dialogar com o meu texto, questionar os meus argumentos e apresentar os seus. A maioria, porém, partiu para a ofensa.

Não é novidade ver fãs de artistas xingando críticos. São os chamados "talifãs", como Bruno Mazzeo os definiu ao ser alvo dos fãs de Luan Santana. Eu mesmo já fui alvo de vários fãs-clubes. Mas desta vez me dei ao trabalho de selecionar as ofensas e vi que é possível classificá-las em alguns tipos básicos.

O mais comum é o "torcedor de arquibancada", que apenas ofende o crítico. Outro tipo muito frequente é o que pergunta "quem é você para falar mal?". Também aparece bastante, nessas horas, aquele que vê a crítica como sinônimo de "inveja", bem como o que coloca em questão o próprio assunto do crítico ou a sua utilidade.

O mais fascinante, para mim, é o "psicólogo", aquele fã que procura entender as razões escusas do crítico. E também gosto muito do leitor que se dirige diretamente ao seu objeto de culto, mandando recados.

Veja aqui uma síntese do pensamento destes fãs de Xuxa (sem correção):

O torcedor de arquibancada
Maricona Stycer você e um bosta mal amado!

RIDICULO… NÃO TEM COMO DENUNCIIIA ESSE BABACA NÃO ? MEEU FILHO VAI TER 25 DE REDE GLOBO 30 ANOS DE CARREIRA PRA TER UM POST DIGNO SEU BABACA!

E OUTRA COISA QUANDO VOCE DIZ " UM DIA ELA FOI RAINHA DOS BAIXINHOS " PRESTA ATENÇÃO RAINHA E ETERNA SEU BABACA! ELA SEMPRE SERA A RAIINHA DOS BAIIXINHOS !

Duvido muito que este comentário seja publicado, porém fica aqui o meu desabafo com esta injustiça de uma pessoa que pode ser considerado a Escória da Humanidade o Sr. Mauricio Stycer.

ESSE CARA É MESMO UM NOJENTO!!! NINGUEM GOSTA DELE! Xô jacaré!!! ESQUECE Q XUXA, PQ ELE NEM SABE QUE TU EXISTE! SEU ZÉ RUELA.

Quem é ele para falar isso?
Quem é Mauricio Stycer??? Elé é de onde?? Brasileiro?? Faz o que da vida??? Enfim, nunca ouvi falar!!! Quanto a Xuxa, eu a admiro muito, ha exatos 26 anos

Quem é Maurício Stycer???
Se curve cara p/ falar da Xuxa, inveja mata…..

Cara seu POST é RIDICULO. Gente o que é isso?? Quem é Mauricio Stycer?? Quantos anos de carreira esse cara tem??? já foi da TUPI, DA RECORD, já trabalhou na GLOBO???

Mauricio Stycer, quem é esse cara? Usar o nome da Xuxa é a unica forma de fazer alguém ler os seus textos decadentes. O texto foi pobre, mediocre, desnecessario – digno de uma pessoa sedenta por acessos para garantir o cache ao final do mês. Decadencia total, ta no hora de se aposentar senhor boca murcha.

O fator inveja
Que inveja em maluco? Quer aparecer? Fala de você mesmo,essa critica horrosa é sinal que queres aparece, e conseguiste, adorei o programa dela…vai se tratar cara.

O crítico de assunto
essa é a única forma de um crítico em eterna decadência aparecer, falar da Xuxa, gera audiência, satisfeito maurício? teve seus minutos de fama, agora volta para o seu lugar e vá procurar falar de coisas mais sérias, fale dos políticos do nosso país, da fome, da miséria da população, do desemprego, entre tantos outros assuntos, seu mongo, vá procurar uma roupa prá lavar, seu sem que fazer.

Nossa que postagem mais rídícula,sem idade e imaginação é alguém que cria textinhos e posta em um blog á fim de chamar a atenção usando o nome da Xuxa, pois sabem que ela da audiência, e é isso que vocês querem né, porque não falam do "super original" Domingo Legal?

Crítico, este inútil
Realmente, críticos só existem pra encherem o saco. Eles não criam nada.
e esse aí é mais um desses chatos que não sabe faze nada na vida, a não ser destruir os trabalhos do outros.

O psicólogo
Voce assistiu ao programa PORQUE VOCE GOSTA DA XUXA, É UM PAGA PAU DELA, E UM INCUBADO SAE DO ARMARIO E GRITA PRA TODO MUNDO QUE VC AMA NOSSA RAINHA XUXA, seu palhaço….

Stycer, você é né? rs na boa, parece… e pior, daquelas, que estão ficando velhas e frustradas. Arruma uma ocupação de verdade cara, e para de enrolação, talvez isso te faça feliz, melhoras.

Maurício, basta olhar a sua foto do blog, de derrotado. E como tal, quer que todos sejam. Nem sou fã da Xuxa, mas o tempo que perdi lendo a mesmice da sua reportagem, me faz querer sentar diante da TV e ter uma overdose de Xuxa. Procure algo construtivo para fazer, seu forte não é opinar.

Um lixo de texto, falar mal é fácil né difícil deve ser aceitar o seu fracasso.. você e um urubu é igual… doido pra sobrar algo pra você.. lixo de texto e medíocre escritor

Vc é apenas um Pseudo jornalista querendo pegar fama em cima de uma rainha, e um cara frustrado e inseguro!

Você não serve nem para limpar a BUNDA DA XUXA, é um FRUSTRADO, fica com a bunda no SOFÁ vomitando sua IMVEJA E SUA FRUSTRAÇÃO POR SER UM NADA.

Recado para Xuxa
xuxa você estava linda! e por ai mesmo vai enfrente e não ligue para esses criticos passa fome.

xuxa eu te amo
linda
o programa foi bom
o resto é balela!!!

Em tempo: O texto que provocou tudo isto foi Xuxa volta a repaginar seu programa, mas segue sem ideias nem identidade.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.