Topo

“Curva da fama” de Luiza lembra a de ex-BBBs

Mauricio Stycer

03/02/2012 15h04

Muito além dos 15 minutos, a fama alcançada por Luiza está para completar um mês. O anúncio comercial que gerou o fenômeno foi veiculado no início de janeiro na Paraíba. Difundido inicialmente pelo Twitter e Facebook, logo virou tema de música, vídeos e, até, joguinhos online.

Para capitalizar o sucesso, a estudante Luíza Rabello, de 17 anos, antecipou em 15 dias o final do intercâmbio que fazia no Canadá e regressou ao Brasil no dia 17 de janeiro. Desde então, ela e seu pai já protagonizaram outros anúncios comerciais e apareceram em um sem número de reportagens e programas de televisão.

"Não acho que dura até a Semana Santa. Se a fama durar até o carnaval, está ótimo",especulou Gerardo Rabello no dia 19.

Não sou especialista no assunto, mas creio que o pai da moça está com a razão. Procurei fazer uma espécie de cronologia do fenômeno para tentar visualizar a curva da fama de Luiza. Posso estar enganado, mas tenho a impressão que a jovem vai brilhar no Carnaval tanto quanto um ex-BBB.

Aliás, a curva da fama de Luiza lembra muito a de um ex-participante deste reality show. Assim que saem do BBB, eles cumprem, primeiro, um circuito de aparições em programas da Globo. Depois, surgem nas emissoras concorrentes, fazem "presença vip" em festas, posam para fotos em desfiles de moda e, por fim, em algum camarote no Carnaval.

Vamos acompanhar até onde Luiza vai. Veja a fascinante trajetória da moça até o momento.

Primeira semana de janeiro – Publicidade da construtora Água Azul, assinada pela agência Oficina de Propaganda, utiliza o colunista social Gerardo Rabello como promotor do luxuoso empreendimento Boulevard Saint Germain, em João Pessoa, com apartamentos que custam entre R$ 750 mil e R$ 1,2 milhão. "É por isso que eu fiz questão de reunir toda a família, menos Luíza, que está no Canadá, para recomendar este empreendimento", diz o jornalista.

11.01 – Luiza conquista o Twitter e vira um dos assuntos mais comentados na rede social no Brasil.

13.01 – O músico Lenine, em show na Paraíba, festeja: "Que maravilha! Tá todo mundo aqui, menos a Luiza, que tá no Canadá"

17.01 – O ex-jogador Ronaldo repete a piada sobre Luiza para fazer propaganda de um patrocinador seu no Twitter

18.01 – O perfil da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no Twitter publica: "Com a volta da Luiza, quem tá indo para o Canadá é o Serra…". O responsável pela piada é afastado.

18.01 – O apresentador William Bonner escreve no Twitter: "Todo mundo pronto pra reunião de editores do JN. Todos menos a Luíza, claro".

19.01 – Os apresentadores Chico Pinheiro e Carla Vilhena explicam o fenômeno no "Bom Dia Brasil" em reportagem de cinco minutos.

19.01 – No mesmo dia, em entrevista de sete minutos ao telejornal "Hoje", da Globo, Luiza diz. "Tô levando na brincadeira. De repente, todo mundo falando de mim, foi estranho".

19.01 – "Já fomos mais inteligentes", critica Carlos Nascimento no "Jornal SBT Noite".

23.01 – Acompanhada de pai e irmão Luiza circula pelo São Paulo Fashion Week, onde, segundo a "Caras", é "bem requisitada para fotos". "Todo mundo está me reconhecendo. É uma experiência completamente nova para mim. Vou confessar que estou começando a gostar."

25.01 – Luiza "ataca de DJ" numa festa no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

28.01 – A revista "Caras" flagra Luiza com o namorado Daniel no Festival de Verão de Salvador. A jovem descarta posar nua para uma revista. "Nem se meu pai deixasse eu não faria".

29.01 – Luiza aparece com o pai no programa "Eliana", no SBT.

29.01 – Luiza é tema de uma pergunta no concurso público para o cargo de técnico de nutrição da Prefeitura de Jaboticabal (SP).

31.01 – O diretor do BBB, Boninho, escreve no Twitter: "A Luiza vai entrar no 'BBB"'.

04.02 – Luiza é a convidada de Marcelo de Carvalho no game-show "Mega Senha", na RedeTV!.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.