Topo

Tiago Abravanel é símbolo da “concorrência cordial” entre Globo e SBT

Mauricio Stycer

06/03/2012 15h33


A concorrência entre Globo e SBT é um caso sui generis na televisão brasileira. Houve vários conflitos, é claro – a disputa judicial por conta da "Casa dos Artistas" ou o desabafo de Jô Soares ao ser boicotado por Boni, entre outros –, mas a disputa entre as duas emissoras sempre foi marcada por uma curiosa cordialidade.

De todos os sinais trocados entre Globo e SBT nos últimos anos nenhum me pareceu mais eloquente do que o destaque dado a Tiago Abravanel no evento de apresentação das novidades da emissora carioca para 2012, nesta segunda-feira, em São Paulo.

Neto de Silvio Santos, Tiago ganhou notoriedade em 2011 ao interpretar o personagem principal num musical dedicado a Tim Maia. Há poucas semanas, foi contratado pela Globo com direito a um papel na próxima novela de Gloria Perez, que deve ir ao ar no fim do ano.

Na noite de segunda-feira, no Via Funchal, o neto de Silvio Santos cantou "Mamãe Passou Açúcar em Mim", música que será o tema de abertura da série "Louco por Elas". Foi um dos números mais aplaudidos da noite.

Outros dois momentos curiosos da noite foram protagonizados pelos jornalistas Pedro Bial e Fátima Bernardes.

Com um largo sorriso, Bial fez o único anúncio referente à programação de 2013 – o "BBB13". Pareceu uma mensagem clara ao mercado publicitário de que os boatos sobre o fim do programa não têm fundamento, apesar do insucesso da décima-segunda edição.

A dedicação do jornalista ao reality-show comandado por Boninho foi premiada com outro anúncio. Sem dar muitos detalhes, Bial informou que vai apresentar um novo programa na Globo, no qual pretende promover a "discussão de temas contemporâneos".

Já Fátima Bernardes, que deixou o "Jornal Nacional" para apresentar um programa matutino na emissora, frustrou o público: "Não vim para dar notícias", avisou. Veio para prestar uma homenagem aos publicitários. E com direito a uma frase de Jerry dela Femina, o diretor de criação que inspirou "Mad Men": "A propaganda é a coisa mais divertida para você fazer enquanto ainda estiver… vestido".

Em tempo: Mais informações sobre o evento da Globo podem ser lidas aqui.

Fotos: TV GLOBO / Bob Paulino

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.