Topo

Posição na abertura de “Fina Estampa” confirma decepção com Caio Castro

Mauricio Stycer

20/03/2012 07h01

Novelas costumam ter vida própria e escapar do planejamento de seus autores. É normal – em função da longa duração, do desempenho dos atores e do carisma dos personagens – que alguns "cresçam", conquistem espaço, enquanto outros não "pegam" e são deixados de lado.

É curioso ver hoje, sete meses e 181 capítulos depois da estreia, a ordem de entrada em cena dos nomes dos primeiros dez atores de "Fina Estampa". Ela mostra a aposta de Aguinaldo Silva e da Globo em figuras que não emplacaram, em especial o galã Caio Castro, quarto nome da lista, além de Sophie Charlotte e Adriana Birolli, cujas personagens não tiveram a importância que a posição nos créditos de abertura pode sugerir.

Já Marcelo Serrado ocupa apenas o décimo lugar, uma posição que não condiz, hoje, com a popularidade alcançada por seu personagem, Crô, o único, segundo Aguinaldo Silva, que será lembrado no futuro. Veja:

1. Lilia Cabral (Griselda)
2. Christiane Torloni (Teresa Cristina)
3. Dalton Vigh (Rene)
4. Caio Castro (Antenor)
5. Malvino Salvador (Quinzé)
6. Sophie Charlotte (Amália)
7. Adriana Birolli (Patricia)
8. Julia Lemmertz (Ester)
9. Dan Stulbach (Paulo)
10. Marcelo Serrado (Crô)

Deste Top 10 não fazem parte um ator que estreava na TV brasileira, o português Paulo Rocha (Guaracy), um que aparecia pela primeira vez numa novela da Globo, o jovem Rodrigo Simas (Leandro), duas "atrizes convidadas", Eva Wilma (Tia Iris) e Angela Vieira (Mirna), dois "atores convidados", José Mayer (Pereirinha) e Dudu Azevedo (Wallace Mu), além de Renata Sorrah (Danielle Fraser) e Carolina Dieckman (Teodora). Todos estes ganharam a honra de créditos especiais.

Veja a ordem em que aparecem na lista outros 20 atores que participaram da novela:

11. Milena Toscano (Vanessa)
12. Marco Pigossi (Rafael)
13. Arlete Salles (Vilma)
14. Dira Paes (Celeste)
15. Alexandre Nero (Baltazar)
16. Wolf Maya (Álvaro)
17. Totia Meirelles (Zambeze)
18. Cris Vianna (Dagmar)
19. Carlos Casangrande (Juan)
20. Tania Khalill (Leticia)
21. Suzana Pires (Marcela e Joana)
22. Carlos Machado (Ferdinand)
23. Joana Lerner (Luana)
24. Eri Johnson (Gigante)
25. Juliana Knust (Zuleika)
26. Carol Macedo (Solange)
27. Guilherme Boury (Daniel)
28. David Lucas (Rene Jr.)
29. Rosa Maria Colin (D. Zilá)
30. Ricardo Blat (Severino)

Atualizado às 11h: Consultei a abertura exibida na estreia da novela, em 22 de agosto de 2011. Nela, não aparece, por exemplo, o nome de Katia Moraes, que fez a ótima Marilda.  Depois de Ricardo Blat ainda aparecem os seguintes atores, nesta ordem: Guida Vianna, Michele Martins, Rafael Zulu, Guilherme Leicam, Vitor David, Bianca Salgueiro, Luma Costa, Isio Guelman, Marcelo Brou, Christian Monassa, Italo Guerra, Monica Carvalho, Sandro Pedroso, Fabio Keldani, Carlos Vieira, Aline Matheus.

Sentiu falta de alguém? Me avise…

Atualizado às 12h: Outros nomes que não aparecem na abertura original, conforme me lembra o leitor Lucas: Thais de Campos (Alice), Monique Alfradique (Beatriz) e Ana Carolina Dias (Deborah).

Atualizado às 13h30: E o Pablo Brito lembrou de Alexandra Martins (Marcia), além de atores que entraram com a novela em andamento: Júlio Rocha (Enzo), Ana Rosa (Celina), Isabel Fillardis (Monica) e Rodrigo Hilbert (Alexandre).

Em tempo: Mais informações sobre "Fina Estampa" podem ser lidas aqui, no site criado pelo UOL Televisão.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.