Topo

DVD “Roberto Carlos em Jerusalém” ignora momentos marcantes da viagem

Mauricio Stycer

05/04/2012 10h02

Quem acompanhou Roberto Carlos em seu périplo por Jerusalém, em setembro de 2011, relata vários momentos marcantes, tanto no show que realizou quanto nos passeios e visitas que fez aos lugares sagrados na cidade.

O programa exibido pela Globo, porém, optou por um formato asséptico, que resultou absolutamente sem vida. Como escrevi na ocasião, as visitas do Rei ao Santo Sepulcro, ao Monte das Oliveiras e ao Muro das Lamentações, vistas pelo espectador, pareciam publicidade de agência de viagem. Sem som ambiente, sem contato com a gente do lugar, sem "emoções", o cantor passou a impressão de que estava numa cidade cenográfica.

Esperava que o DVD "Roberto Carlos em Jerusalém" (R$ 44,90), com o registro do show, corrigisse, ao menos em parte, esta falta de ousadia. Mas o produto que a Sony e a Globo acabam de lançar reproduz literalmente o espetáculo exibido na televisão, sem acréscimos. Não há bastidores do show, nem dos passeios que Roberto fez por Jerusalém. Apenas quem comprar o Blu-Ray terá direito a um documentário da viagem.

Para quem optar pelo DVD, fica a mesma sensação que tive ao ver o especial na TV. Roberto Carlos estava em Jerusalém, mas podia estar no Projac. Não faria a menor diferença. O Rei cantou numa Jerusalém idealizada, sem conflitos, sem vida.

Para os fãs, possivelmente, não fará diferença nenhuma. Quem esperava um pingo de ousadia do Rei, porém, vai ter que aguardar mais um pouco.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.