Topo

Guerrilha da Record contra a novela da Globo é coisa da Idade da Pedra

Mauricio Stycer

13/04/2012 12h01

O SBT talvez tenha sido o pioneiro nas técnicas de guerrilha para evitar a concorrência de seus programas com a novela das 21h da Globo. Exibia desenhos animados ou atrações sem maior importância e os cortava imediatamente ao final da novela, no ponto em que estivessem.

Todas as demais emissoras fazem ou já fizeram coisas semelhantes para assegurar que seus programas "nobres" entrem no ar sem a concorrência da novela.

Com a estreia de "Máscaras", esta semana, a Record passou a utilizar a reprise de outra novela, "Vidas Opostas", como sua arma anti-Globo.

Nesta quinta-feira, quando "Avenida Brasil" acabou, na Globo,  "Vidas Opostas" mostrava o delegado Nogueira, vivido por Marcelo Serrado (foto), em uma de suas tramóias. Sem pestanejar, a Record cortou a cena onde estava, interrompendo a fala do personagem pela metade.

Coisas de uma televisão ainda na Idade da Pedra, pouco preocupada com seus espectadores.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.