O “BBB” e seus fãs estão na berlinda
Encerrado em março, o "BBB12", na realidade, não terminou ainda. O escândalo envolvendo o modelo Daniel Echaniz, eliminado da edição por "grave comportamento inadequado", levou o Ministério Público Federal em São Paulo a protocolar uma ação civil pública em que pede um "filtro ético-moral" ao programa.
Segundo reportagem da "Folha", o procurador Jefferson Dias Aparecido entende que a Globo e a União são responsáveis por evitar, em futuros "BBBs", a exibição de cenas que atentem contra direitos dos cidadãos ou desinformem à população – mesmo no "pay per view". Na visão do MPF, a emissora deve ter uma atitude de prevenção em relação a "cenas que possam estar relacionadas, mesmo que em tese, à prática de crimes".
Por coincidência, será lançado nesta quarta-feira um livro, "Os Olhos do Grande Irmão" (editora Sulina, 296 págs., R$ 40), que se propõe a entender como e por que os fãs do "BBB" se relacionam tão intensamente com o programa.
O livro é uma versão da tese de doutorado, premiada, que o pesquisador Bruno Campanella defendeu na Escola de Comunicação da UFRJ. Durante o "BBB8" ele se "infiltrou" em diferentes comunidades com o objetivo de acompanhar as discussões dos fãs.
Três perguntas que Campanella tenta responder em seu livro: 1. "Quais são as motivações que levam os fãs do 'Big Brother Brasil' a participar ativamente de discussões e debates sobre o cotidiano dos confinados?" 2. "Quais são os critérios utilizados para avaliar a atuação dos candidatos ao prêmio milionário?" 3. "Até que ponto categorias sociais presentes na sociedade brasileira, como classe social, raça, gênero e identidade regional, interferem na forma de avaliar o BBB?"
Para quem se interessa pelo assunto, fiz uma entrevista com Campanella, publicada no UOL Televisão com o título Tese de doutorado sobre os fãs do "Big Brother Brasil" ganha prêmio e vira livro.
O autor conta, entre outras curiosidades, que enfrentou preconceito não apenas dos colegas de universidade como dos próprios fãs do "BBB": "Em um dado momento, um fã resolveu desafiar a minha identidade de pesquisador, afirmando que nenhuma instituição séria no país aceitaria um doutorando que quisesse analisar os fãs do 'BBB'."
Como em outros casos, o fã estava enganado.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.