Topo

Record promove “A Fazenda 5” falando mal do “BBB”

Mauricio Stycer

26/04/2012 01h11

"Um reality acima de qualquer suspeita", anunciou a Record na noite de quarta-feira ao veicular um vídeo promocional de 30 segundos da "Fazenda 5".

A vinheta surge na tela depois que o espectador vê cenas de uma perseguição por uma estrada de terra. Um carro da polícia corre atrás de um boneco em tudo semelhante ao RoBBB, o robozinho de controle remoto que virou marca do "BBB".

Dessa forma, a Record assume oficialmente que a estratégia de divulgação do seu reality passa pelo ataque ao programa da Globo.

Um primeiro indício de que estratégia da emissora teria esse caráter bélico foi dado pelo apresentador Britto Jr., duas semanas atrás. "Reality tem que ser polêmico, mas não pode virar bagunça, caso de polícia. Quando isso ocorre, a credibilidade vai pra roça…", disse em uma entrevista.

A emissora explora o caso que envolveu o modelo Daniel Echaniz, afastado da décima-segunda edição por "um grave comportamento inadequado". Um delegado chegou a ir ao Projac, onde ocorre o "BBB", para tomar o depoimento de Daniel e de Monique, a candidata que estava com ele na cama quando ocorreu a cena polêmica, no início de janeiro. A Justiça determinou o encerramento do caso no dia 20 de março.

Esta semana, o Ministério Público Federal em São Paulo protocolou uma ação civil pública em que pede um "filtro ético-moral" ao "BBB", de forma a evitar a veiculação de cenas que atentem contra direitos dos cidadãos.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.