Topo

De “devassa” a “reacionária”, Sandy completa a reconstrução de sua imagem

Mauricio Stycer

27/04/2012 12h18


Na reconstrução da imagem da cantora Sandy, o episódio de "As Brasileiras" exibido na Globo na noite de quinta-feira completa, com louvor, um ciclo iniciado com a sua transformação em garota-propaganda de uma marca de cerveja chamada Devassa, uma declaração ambígua sobre "sexo anal" à revista "Playboy" e interesse público pelas violentas lutas de MMA.

"Minha mãe colando velcro", exclama Gabriela, a personagem vivida por Sandy no episódio "A Reacionária do Pantanal". "A mamãe mãe se esfregando com outra mulher? Fazendo briga de aranha? Minha mãe coçando o saco? Minha mãe fanchona? Não é mais minha mãe!"

E ainda perguntou: "Por que uma pessoa normal decide virar lésbica depois de 35 anos?"

O episódio, como quase todos os outros da série "As Brasileiras", foi de quinta categoria. Abusou das piadas de mau gosto e duplo sentido, com uma narração primária, destinada a cegos.

Mas serviu para que Sandy completasse um ciclo, de "devassa" a "reacionária". É uma atriz promissora, pode-se dizer.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.