“Fora de Controle” reafirma qualidade das séries policiais brasileiras
Mauricio Stycer
16/05/2012 12h30
Exemplo mais recente da qualidade deste tipo de produto é "Fora de Controle", de Marcilio Moraes, que a Record realizou em parceria com duas produtoras conhecidas, Gullane e Grifa, e está exibindo às terças-feiras, no final da noite.
Assisti aos dois primeiros episódios em sequência. Moraes criou tipos muito interessantes, complexos, que até reproduzem alguns clichês, mas vão além e surpreendem.
Vivido por Milhem Cortaz, Medeiros é perspicaz, inteligente, mas brutal e irônico. Clarice (Rafaela Mandelli) representa a nova geração de policiais, idealista e competente, enquanto Gaspar (Cláudio Gabriel) é o tipo chucro, cão de guarda do chefe.
Destaco, também, além da boa direção e da qualidade da fotografia, a trilha sonora sensacional da série.
Há, naturalmente, traços de alguns seriados policiais americanos em "Fora de Controle", assim como também são nítidas as influências externas em "Força Tarefa", a ótima série que a Globo exibiu entre 2009 e 2011.
Digo que é "natural" porque, embora haja no Brasil farta matéria-prima para histórias policiais, a TV americana tem muito mais "know-how" no gênero. As duas séries brasileiras mostram a possibilidade de desenvolver produtos de entretenimento de alta qualidade, densos, com identidade brasileira, mesmo que bebendo em fonte externa.
Em tempo: Seguindo uma tradição de desrespeito aos próprios horários, a Record levou ao ar o segundo episódio de "Fora de Controle" seis minutos antes do horário previsto em sua grade.
Fotos: Divulgação/Record
Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
Sobre o blog
Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.