Topo

Propaganda enganosa sobre Gretchen “alavanca” audiência do “Programa do Gugu”

Mauricio Stycer

09/07/2012 12h48

 

 

 

 

Nos últimos minutos da edição de sábado da "Fazenda", enquanto assistíamos a despedida de Gretchen, a Record fez propaganda da ida de cantora, no dia seguinte, ao "Programa do Gugu". O aviso, que passou duas vezes na tela, informava (veja reprodução acima): "Não perca amanhã, 4 da tarde, a participação especial de Gretchen no 'Programa do Gugu', ao vivo!"

Quem sentou-se diante da TV, no dia seguinte, para ouvir as explicações de Gretchen sobre a sua desistência, precisou contar com muita paciência. A cantora só surgiu no palco de Gugu Liberato às 20h10, ou seja, mais de quatro horas depois do horário anunciado.

Comentei no Twitter  sobre mais esta propaganda enganosa da Record. O diretor do programa de Gugu, Homero Salles, veio a público me corrigir (veja abaixo o diálogo): "…oi Mauricio desculpe mas foi A PARTIR das 16:00…"

Só hoje tive a chance de rever o programa e posso dizer que Salles se enganou. Não houve nenhum aviso de que Gretchen estaria "a partir" das 16h. A mensagem era muito clara: "Não perca amanhã, 4 da tarde, a participação especial de Gretchen no 'Programa do Gugu', ao vivo!"

O próprio diretor reconheceu no Twitter (veja abaixo) que o anúncio da presença de Gretchen "alavancou" a audiência do programa como um todo. "Mais uma vez agradeço a liderança que alcançamos hoje…a presença da Gretchen alavancou todos os quadros e o GG Visita teve recorde de audiência".

 

 

 

 

Ou seja, com uma propaganda enganosa a Record criou expectativa sobre a participação da cantora e faturou em ibope.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.