Topo
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

A cena da semana: “Na Moral” sai em defesa do casamento gay

Mauricio Stycer

22/07/2012 06h01

Depois de dois programas com debates que, na verdade, serviram apenas para reforçar a sua posição "contra" algo, Pedro Bial fez um programa "a favor", praticamente sem contraponto, na quinta-feira, 19.

No primeiro "Na Moral", o apresentador fez discurso contra o "politicamente correto"; no segundo, atacou os paparazzi. Em ambos, convidados que defendiam posições contrarias às suas passaram por constrangimentos.

Esta semana, Bial abriu mão de discutir casamento gay e fez um programa francamente favorável à posição dos que defendem a possibilidade de união de pessoas do mesmo sexo.

O ponto alto do episódio foi a encenação de um casamento entre duas mulheres que vivem juntas já há mais de uma década. Foi uma cena diferente, pouco comum de se ver na televisão.

Para quem esperava um "debate" pode ter sido chocante, mas acho que o apresentador foi mais honesto ao encaminhar a questão desta forma. Discussões sobre "casamento gay" raramente acrescentam algo, já que opõe, quase sempre, posições dogmáticas. "Na Moral", assim, afrontou uma parte do público e deu uma espécie de "declaração" a favor. Foi corajoso.

A cena-chave do programa pode ser vista aqui. Escrevi sobre a estreia do programa aqui e sobre o segundo programa aqui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Mauricio Stycer