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Adnet viajou

Mauricio Stycer

25/08/2012 13h04

Como o leitor deste blog já deve ter percebido, sou muito fã do comediante Marcelo Adnet, maior estrela do elenco da MTV. O seu mais novo programa na emissora, porém, deixou a desejar. Republico abaixo o texto que escrevi sobre "Adnet Viaja", publicado sexta-feira no UOL.

Adnet faz observações provincianas e bobas em programa de viagem

Diante da American Airlines Arena, na Flórida, onde haveria uma partida decisiva do Miami Heat contra o Oklahoma Thunder, pelas finais da NBA, Marcelo Adnet entrevista um camelô que vende isotônicos coloridos. "Você conhece a Globo?", pergunta. "E a Band? E a RedeTV!" O vendedor diz não fazer ideia do que o comediante está falando. "E MTV?" Ele então abre um sorriso.

Na sequência, Adnet entra no ginásio para assistir à partida. Ele se admira ao ver torcedores rivais sentados lado a lado. Em seguida, nota com certo tédio os torcedores repetirem sempre os mesmos gritos, estimulados por um animador de auditório, e começa a descrever a partida imitando um narrador de rádio brasileiro.

Exibida na estreia do programa "Adnet Viaja", nova aposta da MTV em sua maior estrela, estas cenas dizem muito do equívoco cometido pelo comediante.

Em uma crônica de suas viagens pelo mundo, o público aguardava o olhar ineligente de Adnet sobre o estrangeiro, e não observações provincianas, bobas ou muito batidas, que qualquer turista brasileiro faria.

Adnet também repetiu piadas velhas sobre a cidade. "Miami é uma espécie de Barra da Tijuca, só que aqui não se fala inglês". E evocou velhos personagens, como "Marco Graco, o iluminatti", para rir da elite "branca" incomodada com a miscigenação da Flórida. "Miami não é mais a mesma", disse Graco. Adnet pode muito mais que isso.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.