Topo

Candidato em 2014, Russomanno ganha palanque nacional em novo programa na Record

Mauricio Stycer

27/11/2012 09h29

Cinquenta dias depois do primeiro turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno retornou à tela da Record com o mesmo quadro que apresentou na emissora no primeiro semestre, mas agora com alcance nacional.

Antes exibido dentro do matinal "Balanço Geral", de Geraldo Luis, o quadro "Patrulha do Consumidor" foi transferido para o vespertino "Programa da Tarde", de Ana Hickmann e Britto Jr.

"Balanço Geral", no entanto, é um programa "local", com edições diferentes nas mais variadas praças da Record, enquanto o "Programa da Tarde" faz parte da grade fixa nacional da emissora.

Em depoimento ao programa, exibido na tarde desta segunda-feira (26), Marcos Pereira, presidente do PRB, festejou o novo alcance do quadro de Russomanno. "Vai ser muito importante para as pessoas que estão precisando de ajuda, sobretudo na questão da defesa do consumidor. Porque agora o seu programa, o seu quadro, vai ao ar em rede nacional." E Britto Jr. acrescentou: "Aqui você vai ajudar muito o povo brasileiro".

Pereira é bispo licenciado da Igreja Universal e ex-vice-presidente da Record. Foi também o coordenador da campanha de Russomanno à prefeitura.

Além da visibilidade muito maior, também parece claro que Russomanno irá atingir um novo público-alvo ao deixar um programa popularesco, focado na exploração da miséria, e exibir seu quadro para espectadores mais interessados em celebridades, moda e fofocas.

Candidato pelo PRB, Russomanno terminou o primeiro turno da eleição municipal em terceiro lugar, com 1.324.021 votos (21,6% do total). Em diferentes entrevistas, o jornalista já declarou que será candidato em 2014. "O cargo que vou ocupar ainda não está definido", disse, por exemplo, em entrevista ao "Estado de S.Paulo", publicada nesta segunda-feira (26).

A legislação eleitoral proíbe que emissoras transmitam programas com a participação de candidatos em eleição depois que eles são escolhidos em convenção partidária. Por este motivo, Russomanno se afastou do "Balanço Geral" após ser escolhido pelo PRB candidato à Prefeitura de São Paulo.

Este texto foi publicado originalmente aqui, no UOL Notícias. Faltou mencionar que ao longo da apresentação de Russomanno no "Programa da Tarde" em nenhum momento foi lembrado que ele perdeu as eleições em outubro.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.