Topo

Narrador da Globo evita falar que Corinthians joga com time reserva

Mauricio Stycer

20/01/2013 18h00

Durante a semana, a Globo exibiu chamadas sobre o início do Campeonato Paulista de 2013 e prometeu a transmissão, neste domingo, da partida do "campeão mundial" contra o Paulista de Jundiaí. O problema é que nenhum titular na partida contra o Chelsea entrou em campo.

Um pouco sem graça, no primeiro tempo, o narrador Cleber Machado disse duas ou três vezes que o Corinthians estava com "um time diferente". Também falou de "jogadores que ainda não são titulares". Parecia proibido de dizer que Tite escalou o "time reserva" para o jogo.

Para a emissora, não é bom negócio o Corinthians entrar em campo com um time de reservas. Afasta a audiência. Mas, fazer o quê? Este foi o planejamento do técnico. É a realidade. Deixar de falar que o time está com os seus reservas não resolve o problema.

No segundo tempo, o comentarista Casagrande observou que o Paulista deveria estar jogando melhor, já que enfrentava o "time reserva" do Corinthians. O narrador concordou, mas mudou os termos, optando por outro eufemismo: "Um time que não é o time principal do Corinthians".

Atualizado em 21/1: A transmissão da partida rendeu audiência de apenas 11 pontos para a Globo. Há um ano, na abertura do Paulistão 2012, a emissora marcou 13 pontos com a transmissão de São Paulo e Botafogo. Já em 2011, o primeiro jogo do torneio exibido pela Globo, também do São Paulo, registrou Ibope de 15. Leia mais aqui.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.