Topo

Fátima indignada

Mauricio Stycer

29/01/2013 12h47

Para quem está acostumado com o tom calmo, quando não tedioso do programa de Fátima Bernardes, causou surpresa a indignação da apresentadora ao entrevistar o major Gerson Pereira, do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, na manhã desta terça-feira (29).

Minutos depois de ir ao ar, a entrevista já era um dos assuntos mais comentados no Twitter, misturando elogios e críticas à apresentadora do encontro matinal da Globo.

Não achei que Fátima tenha sido indelicada, como muita gente comentou. Ela deixou escapar, sem exagero, sua aflição e indignação com o fato de a boate Kiss ter apenas uma porta. O problema, como explicou educadamente o major Pereira, é que a legislação estabelece que uma casa noturna daquele tamanho poderia ter duas portas, mas não estava descumprindo a lei ao ter somente uma.

Fátima, porém, insistiu — aparentemente sem se dar conta que esta questão escapa ao poder dos Bombeiros. Sem perder a compostura, Pereira disse: "O que nós temos que fazer é mudar a norma. Tem muita legislação que nós, Bombeiros, não concordamos."

Fátima não se deu por satisfeita. E Pereira foi, então, ainda mais didático: "A Prefeitura não tem nada a ver com isso. A legislação é estadual". E ainda concluiu com um: "Conseguiu entender?".

Fátima está, como todos nós, indignada. No caso, porém, pareceu estar indignada com a pessoa errada.

Atualizado às 17h: A julgar por esta reportagem, Por lei, boate Kiss deveria ter pelo menos mais uma saída, a situação descrita por mim no texto fica sem sentido. Pereira afirmou com segurança que a lei não fazia esta exigência. E Fátima não teve argumentos para refutá-lo.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.