Datena explica novo ataque ao Ibope: "Está na cara que é punição"
José Luiz Datena havia prometido, em outubro de 2012, não reclamar mais do Ibope, mas nesta segunda-feira (4/3) não agüentou. Chamou Carlos Augusto Montenegro, presidente do instituto que mede a audiência na TV, de "desprezível". E insinuou que ele se dobrou à pressão da concorrente. "A Record fez duas matérias metendo o pau e o Ibope dela melhorou".
O motivo do novo desabafo foi a queda de audiência do "Brasil Urgente" na reta final da edição de segunda-feira. Depois de ter marcado média de 4 pontos entre 16h50 e 18h50, período em que foi exibido em rede nacional (contra 12 da Globo, 7 da Record e 4,5 do SBT), o programa registrou apenas 2,9 de média (contra 18,9 da Globo, 9,4 da Record e 3,2 do SBT) ao passar para a grade local, entre 18h50 e 19h20.
O julgamento do goleiro Bruno foi o principal tema tanto do "Brasil Urgente" quando do "Cidade Alerta", apresentado por Marcelo Rezende na Record. Segundo Datena, que acompanha a audiência minuto a minuto, a audiência do concorrente cresceu quando parou de falar do julgamento. "Aí, eu parei de falar também e perdi dois pontos". Ao final do programa, a audiência do "Brasil Urgente" era de apenas 2,3 pontos.
"O cara (Rezende) sai do caso e sobe três pontos. Eu saio e perco dois. Está na cara que é punição", diz Datena. Segundo o apresentador, a emissora reprova a sua conduta: "A Band já me aconselhou a não falar do Ibope, mas há 15 anos eu estou vendo isso. O Ibope mede errado".
Como muita gente no meio, Datena lamenta a falta de concorrência na medição de audiência. Lembra da recente aproximação do Instituto Nielsen, que anunciou o plano de medir audiência no Brasil, mas desistiu, ao não ter a sua proposta aprovada pelas emissoras, e acabou tornando-se sócio minoritário do Ibope.
"Não pode ter monopólio. Todo monopólio é burro", diz Datena. "Como fico indignado com injustiça, não vou ficar de joelhos para um cara desses", afirma o apresentador, referindo-se ao presidente do Ibope. "Cada vez ele erra mais".
Procurado pelo blog, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, informou por meio de sua assessoria que nem ele nem o instituto comentariam as declarações de Datena.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.