Topo

Maior novidade da RedeTV! é programa americano “reciclado”

Mauricio Stycer

08/03/2013 11h03

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As duas principais apostas da RedeTV! neste início de 2013 não são nada animadoras. A primeira  foi a volta do "Teste de Fidelidade", com João Kleber, sobre o qual não há muito o que dizer. A segunda, "Sob Medida", parece uma cópia do reality "Queer Eye for the Straight Guy" exibido na TV paga americana entre 2003 e 2008.

O programa, que estreou nesta quinta-feira (4), tem a proposta de "repaginar" candidatos dispostos a mudar o próprio visual, a sua casa e os seus modos. Sob o comando de Daniela Albuquerque, quatro "especialistas" (em moda, etiqueta, cabelo e decoração) transformam, ao longo de uma hora, o cidadão interessado em viver publicamente esta mudança.

No seriado americano, cinco homens abertamente gays faziam exatamente a mesma coisa. Daí o título do programa — explícito na sua referência ao "olhar gay para homens heteros".

Questionada pelo blogueiro Hugo Gloss sobre a cópia, Daniela Albuquerque negou: "Na verdade o programa é um formato original da RedeTV! com elementos do 'Queer Eye for the Straight Guy'. Acredito que lembra o americano porque temos três gays no elenco", disse.

Cópia ou não, "Sob Medida" ficou longe do seu objetivo. O programa não conseguiu transmitir um pingo de autenticidade. A "vítima" escolhida para se transformar parecia estar num palco, assim como os assistentes da apresentadora. Tudo muito artificial e constrangedor.

Leia mais: Dani Albuquerque quer mostrar "lado mais divertido" em novo programa.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.