Estreia de “Revenge” na Globo desaloja reality de luta e recoloca “Avenida Brasil” em pauta
Mauricio Stycer
10/04/2013 11h23
A estreia de "Revenge" na Globo, no próximo domingo (14), vai recolocar em pauta um assunto que rendeu muita discussão durante a exibição de "Avenida Brasil". Fãs da série americana acusam a novela brasileira de plágio ou cópia.
O próprio canal pago Sony, que exibe "Revenge" no Brasil, ironizou a semelhança ao promover a segunda temporada da série. A chamada que a emissora levou ao ar em novembro passado "congelava" a personagem principal tal como em todo final de capítulo de "Avenida Brasil".
O personagem injustiçado ou traído que retorna para se vingar é um dos temas favoritos do folhetim, desde "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas, publicado originalmente em capítulos num jornal francês entre 1844 e 1846. Como disse Walter Negrão, autor de "Flor do Caribe", em entrevista ao blog, "a obra do Dumas é um folhetim que mora na cabeça de todo escrevinhador de novelas."
Lançada em setembro de 2011, a série "Revenge" rendeu à rede de TV aberta ABC índices de audiência que ela não alcançava desde a terceira temporada de "Lost" (2006-2007). A Globo a exibirá, como faz com outros produtos semelhantes, em versão dublada, logo depois do "Fantástico".
Como conta Jorge Corrêa, em seu blog, a estreia de "Revenge" afeta diretamente os fãs de MMA, já que a série está empurrando para a madrugada, na grade da Globo, o reality show "The Ultimate Fighter". O anúncio da Globo ocorreu depois de dois domingos seguidos que "TUF" perdeu a luta da audiência para o "Programa Silvio Santos", do SBT.
Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
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Sobre o blog
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