Topo

Troféu Sinceridade: Galvão e Milton Leite acertam alvos incomuns na Globo

Mauricio Stycer

24/04/2013 12h07

No intervalo de algums horas, na terça-feira (23), os narradores Galvão Bueno e Milton Leite fizeram eco a críticas ouvidas em diferentes ambientes do mundo do esporte, mas raramente citadas na Globo.

Ao final do primeiro tempo da transmissão de Bayern e Barcelona, à tarde, Galvão criticou a decisão da Fifa de mudar o nome do estádio que abrigará jogos das Copa das Confederações em Brasília – deverá ser chamado de Estádio Nacional: "O Brasil vai jogar contra o Japão, na estreia da Copa da Confederações, no estádio Mané Garrincha. Ah, sei que mudaram, mas será Mané Garrincha para sempre".

Já no fim da noite, Milton Leite surgiu no "Programa do Jô" para propor uma pergunta aos jornalistas Antero Greco e Paulo Soares, apresentadores da ESPN Brasil, e aproveitou para fazer uma crítica não muito sutil ao estilo adotado, entre outros, por apresentadores da própria Globo em seus noticiários esportivos. "Hoje, a gente vive uma era de muita gente querendo fazer graça com programas de jornalismo, sobretudo esportivo, e muitas vezes passam do ponto, o que não é o caso de vocês".

Agora, o cúmulo da sinceridade foi a declaração do narrador Silvio Luiz, ao falar ao UOL sobre a estreia de um novo programa esportivo na RedeTV!: "Minha filha, com 60 anos de carreira, eu vou ficar empolgado em estrear um programa na RedeTV!? Claro que não. Não fico mais empolgado com essas coisas não".

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.