Topo

Sem explicar, Jô faz homenagem póstuma a professor de literatura

Mauricio Stycer

22/05/2013 10h30

Jô Soares exibiu nesta terça-feira (21) uma entrevista inédita com o professor de literatura grega Antonio Medina Rodrigues. O espectador não foi avisado, porém, que o entrevistado morreu no último dia 12, aos 72 anos. Ao longo dos 19 minutos da conversa, uma legenda informava apenas: "entrevista gravada em 25.03.2013".

A certa altura, Jô questionou Medina sobre fatalidade, tema de seus estudos. "Nós nascemos por uma fatalidade e vamos morrer por outra fatalidade. Não gostaríamos de morrer quando fosse necessário. Gostaríamos de morrer quando nós quiséssemos, mas isso não acontece. É uma fatalidade".

Medina também falou sobre sua tradução de "O Cântico dos Cânticos de Salomão", trabalho que demorou dois anos e meio para concluir. Discorreu ainda sobre virtude e sobre tragédia, entre outros temas elevados, que interessaram Jô.

Foi uma entrevista muito legal (veja aqui), acrescida deste caráter honorífico, tocante para quem sabia da morte de Medina. Para a homenagem ser completa, creio, faltou a inserção de um comentário do apresentador, atualizado, que explicasse, para quem ficou intrigado, porque a legenda informava a data da entrevista.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.