Topo

A pior propaganda da história: Faustão chama “Revenge” de “vingancinha”

Mauricio Stycer

03/06/2013 11h56

A Globo tem feito um notável esforço de divulgação de "Revenge", lançada no último dia 14 de abril com a missão de levantar a audiência da emissora nas noites de domingo. A série estreou com 15 pontos no Ibope, mas a audiência caiu nos episódios seguintes. Tem dado em torno de 12 pontos. Além de muitas chamadas ao longo da programação, o seriado também tem sido promovido durante as transmissões de futebol e no "Domingão do Faustão".

Cleber Machado parece pouco à vontade falando de Emily Thorne e Victoria Grayson, mas dá conta do recado. Já Faustão não disfarça o incômodo. Neste domingo, por dois minutos, fez piadas variadas com o seriado. Chamou-o de "vingancinha" (a tradução literal de "revenge" é "vingança"), riu da aparência das protagonistas e brincou com o diretor de programação da Globo, Amauri Soares, dizendo que ele cogitou chamar a série de "A Casa de Eny", nome de um famoso bordel em Bauru.

Abaixo, a "propaganda" de Faustão:

"Daqui a pouco tem a "Revenge", aquela mala daquela vingancinha, a Emily. Parece que ela vai sambar hoje. A perereca da gloriosa Emily tá assando.. Vamos ver aqui: quem torce pra vingancinha? E quem torce pras vítimas? Foram assassinos do pai dela, coitado. Quem torce pro defunto do pai? Então, solta aí a vingancinha. (entram imagens da série). Essa mulher que parece uma bisnaga de ketchup. Olha a cara dessa mulher. Loirinha… Tá vendo? Esse aqui vai morrer hoje. Se você não puder assistir o filme, tá sabendo. E esse aqui vai tomar uma facada na testa. E a outra vai boiar ali e morrer afogada. O beijo da morte. Olha a cara dessa mulher. Essa mulher, quando Deus distribuiu nariz, passou três vezes na fila. Daqui a pouco você vai ver. Logo depois do 'Fantástico'. Quem pôs o nome nisso aí foi o Amauri Soares. O Amauri é de Bauru e queria colocar o nome "A Casa de Eny" nesse seriado. Não deixaram e teve que ficar "Revenge". Você não pode perder. É um sucesso nos Estados Unidos. Aqui no Brasil também. Todo mundo atrás dessa mulher. É um perigo que vai inspirar muita gente. Vingancinha. Mulher que anda assim. Um olho no peixe, outro no gato. É um perigo. Você tem uma mulher parecida? Eu não dormiria hoje em casa".

Atualizado às 13h: Neste domingo, coincidência ou não, "Revenge" registrou a sua pior audiência desde a estreia: apenas 10 pontos. No horário, o "Pânico", na Band, registrou 11. Já o "Domingão do Faustão", impulsionado pela boa audiência da transmissão de Brasil x Inglaterra (29 pontos), marcou o seu recorde no ano, com 21 pontos.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.