Topo

Audiência da Band cresce 156% com jogos durante a semana

Mauricio Stycer

29/06/2013 09h33

Qualquer que seja o vencedor da Copa das Confederações, a Band já tem motivos para comemorar. A decisão de exibir todos os jogos da competição teve um impacto surpreendente sobre a audiência da emissora.

O crescimento mais notável registrou-se nas partidas transmitidas no meio da semana – quatro da primeira fase e as duas semifinais. A audiência da Band com estes seis jogos cresceu 156% em relação à média obtida em maio. Em números, o salto foi de 3,2 para 8,2 pontos. O percentual de aparelhos ligados saltou de 6,8% para 15,6%.

Na faixa das 16h às 18h, a emissora costuma exibir "Simpsons" e "Brasil Urgente", apresentado por Jose Luiz Datena. No período entre 19h e 21h, normalmente, passa o "Jornal da Band" e programação religiosa. Nos dias em que exibiu jogos da Copa das Confederações, apenas o "Jornal da Band" foi ao ar, depois das 21h.

O bom desempenho da emissora paulista provocou um pequeno "incidente" durante a transmissão de Espanha e Uruguai. "O Canal do Esporte está fazendo o jogo também? Você sabe a audiência?", questionou o narrador Cleber Machado, da Globo, sem perceber que o seu áudio estava aberto.

A Globo exibiu apenas três partidas durante a semana: Brasil x México e as duas semifinais (Brasil x Uruguai e Espanha x Itália). A emissora planejou mostrar também Espanha x Taiti, mas desistiu em função da onda de protestos que ocorreram no país no dia 20. A audiência média da emissora com estas transmissões teve uma variação mínima, de 0,3, em relação à programação normal.

A Band "roubou" audiência, especialmente, da Record e do SBT.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.