Topo

“Na Moral” enfrenta o tema do aborto com coragem

Mauricio Stycer

30/08/2013 11h09

Assunto ainda tabu no Brasil, o aborto foi discutido de forma aberta e corajosa pelo "Na Moral", na noite de quinta-feira (29), na Globo. Apesar do tempo curto, um problema crônico do programa, Pedro Bial conseguiu promover um debate rico e plural sobre o assunto.

A principal discussão no auditório se deu entre o médico Dráuzio Varella, o bispo Antônio Augusto, da arquidiocese do Rio, e Regina Soares da organização Católicas pelo direito de decidir.

O programa teve o cuidado de ouvir dezenas de mulheres sobre dois assuntos correlatos: gravidez indesejada e aborto. Mostrou, por exemplo, mães que sofreram por terem filhos muito cedo, mas que são contra o aborto.

Bial encerrou o programa com uma tomada de posição corajosa: "Ser a favor da legalização do aborto não significa ser a favor do aborto. E nenhum grupo tem autoridade para se proclamar a favor da vida como se aqueles que pensam diferente fossem contra a vida. O respeito à liberdade e aos direitos individuais é um dos fundamentos da sociedade democrática".

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Mauricio Stycer