PUBLICIDADE
Topo

Tipos da TV: o psicólogo que dá diagnóstico com base em frases do Twitter

Mauricio Stycer

07/10/2013 12h26

O "Domingo Espetacular", da Record, explorou esta semana "o drama da mãe de Bárbara Evans" – a ex-modelo Monique, que anunciou no Twitter ter sido internada numa clínica psiquiátrica.

Como ocorre com muita freqüência em reportagens deste tipo, um psicólogo opinou sobre a situação. Lendo a página de Monique no Twitter, Alessandro Vianna disse: "É um grito, um pedido de socorro". E acrescentou: "Ela lutou por essa filha. Defendeu. E agora, posterior a todo este momento de destaque de Bárbara, ela se vê um pouco só. Simbolicamente, isso pode ter promovido uma sensação de rejeição".

Já vi, em situações semelhantes, psicólogos que não rejeitam o convite de aparecer na TV, mas têm o cuidado de falar em tese, descrevendo situações similares, sem se arriscar a um diagnóstico sobre uma pessoa que não conhecem. Outros, como foi o caso de Vianna, não se acanham em fazer diagnósticos diretos, com toda segurança, apenas com base em informações públicas, no caso, uma página no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Mauricio Stycer