Topo

Globo fala em jogo para “o Brasil inteiro”, mas Amazonas vê novela

Mauricio Stycer

30/10/2013 23h08

flamengogoias

O relógio marca 9:50 do primeiro tempo quando Carlos Eduardo se prepara para bater um escanteio. Neste exato instante, estava começando a transmissão da Globo para a região Nordeste do país da partida entre Goiás e Flamengo, direto do estádio Serra Dourada.

O narrador Luiz Roberto observou: "São 10 minutos de bola rolando num Serra Dourada lotado. Efervescente o palco de Goiânia! E você, no Brasil inteiro, vai se ajeitando na poltrona, é a novela da vida real, valendo a corrida pelo título da Copa do Brasil".

Na verdade, o narrador foi muito impreciso, para dizer o mínimo. Se os moradores do Nordeste perderam os primeiros dez minutos da partida, naquele momento,  os espectadores da região Norte ainda viam a novela "Amor à Vida".

Só no final do primeiro tempo, os espectadores do Amazonas ouviram o seguinte aviso da Globo local: "Devido a ajustes necessários para o horário brasileiro de verão iremos transmitir logo mais o segundo tempo do jogo entre Goiás e Flamengo pela Copa do Brasil. Assista agora ao show do intervalo."

Há uma semana, quando este blog tratou do problema, a Globo informou: "Em função do horário de verão, a grade de programação precisa ser constantemente ajustada, sobretudo para acolher os eventos ao vivo; tratamos de fazer isso com o menor impacto possível para o público."

Veja abaixo o momento em que começou a transmissão do jogo no Nordeste, num vídeo gravado pelo jornalista Ivan Capelli.

 

Foto: Luiz Pires/VIPCOMM

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.