Topo

Debate com Ricco e Feltrin sobre a TV em 2013, um ano de pouca ousadia

Mauricio Stycer

18/12/2013 11h34

O UOL reuniu três dos seus colunistas de TV, Flavio Ricco, Ricardo Feltrin e eu, para fazer um balanço sobre a programação em 2013. A avaliação geral é que as cinco maiores emissoras abertas do Brasil não apresentaram grandes novidades no ano. A única que tentou algo diferente foi a Globo, com a aposta, por exemplo, em novos autores na novela "Além do Horizonte". O pior desempenho ficou com o SBT que, mais uma vez, apostou em pegadinhas e em remakes de tramas latino-americanas. "O canal exibe atualmente seis novelas e apenas uma é produção própria. Parece que a emissora abdicou de produzir algo com relevância", eu disse durante o debate.

Na Record, o ano ficou marcado pela saída do apresentador Gugu Liberato e pela baixa audiência das suas maiores apostas: "Pecado Mortal" e "O Aprendiz". A Rede TV! promoveu a volta de João Kléber e manteve no ar "Luciana by Night" e "Mega Senha". "Pode parecer pouco, mas a emissora hoje produz mais do que o SBT", observou Ricco. A Band manteve suas maiores atrações ("CQC", "Agora é Tarde", "Pânico" e "A Liga") e novamente segurou a audiência com o "Brasil Urgente". "O programa é a novela das seis da emissora", brincou Feltrin.

Abaixo, alguns trechos da conversa e, no fim, o vídeo com o debate completo

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.