Sem barraco, mas com “flashback” e beijo, “Em Família” sai do marasmo
Estou entre aqueles que acham "Em Família" uma novela bem escrita, mas chata, com pouca história para contar. Não estou sozinho nessa, como se pode comprovar por dois fatores: a audiência decrescente e a baixa repercussão dos capítulos nas redes sociais.
Foi justamente em homenagem a esta parcela do público, que ainda não desistiu, mas acompanha sem entusiasmo a trama de Manoel Carlos, que o capítulo desta segunda-feira (14) exibiu duas cenas "barulhentas".
Não teve barraco ou gritaria, nem briga ao redor da mesa de jantar — "armas" utilizadas com frequência na novela anterior a essa. "Em Família" saiu da rotina, primeiro, mostrando uma lembrança de Helena (Julia Lemmertz). O "flashback" retoma uma das últimas cenas do prólogo da novela, quando as jovens Helena (Bruna Marquezine) e Neidinha (Jessica Barbosa) estão recém-chegadas ao Rio.
Neidinha foi atacada e violentada por bandidos ao pegar uma van na rua. Ao ver a amiga chegar em casa, toda machucada, Helena leva a mão à barriga e dá sinais que está passando mal. No capítulo desta segunda-feira, o público viu o desenrolar de parte da história. Helena sofreu um aborto espontâneo e perdeu o filho que esperava de Laerte (Guilherme Leicam).
A cena era necessária para a exibição, um pouco depois, do grande chamariz de audiência do capítulo: o beijo da filha de Helena, Luiza, em Laerte (Gabriel Braga Nunes), dentro do carro, em frente ao prédio da família dela, no Leblon. Não houve incesto, como o "flashback" esclareceu, mas os fãs não perdoaram Luiza: "Fura-olho", gritaram para a menina no Twitter.
As duas cenas estavam previstas na novela, mas teriam sido antecipadas, segundo relatos de quem acompanha os bastidores da Globo, em função do baixo Ibope de "Em Família".
O efeito foi positivo. Segundo levantamento do TV Square, uma empresa que monitora comentários nas redes sociais, a novela nesta segunda foi o programa com mais comentários por minuto (68,4) e a atração que mais recebeu comentários (8,73% do total) no Twitter e no Facebook.
O Ibope não chegou a bater recordes, mas ajudou a levantar a novela. Em São Paulo, "Em Família" marcou 30 pontos, depois de ter registrado, no sábado, a sua pior média: 22 pontos. No Rio, a trama chegou a 35 pontos, segunda melhor marca da novela
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.