Topo

Estreia do Brasil na Copa mobilizou 80% dos aparelhos de TV ligados no país

Mauricio Stycer

14/06/2014 01h04


Dados sobre a audiência da partida entre Brasil e Corácia, na última quinta-feira (12), sugerem que o brasileiro está muito interessado na Copa do Mundo. O Painel Nacional de Televisão, uma mostra do Ibope que reúne dados de 15 centros do país, incluindo São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador, registrou que oito em cada dez televisores ligados estavam sintonizados no jogo de abertura do Mundial.

Os números do PNT, consolidados, registram que a Globo teve uma audiência média de 41 pontos durante exibição da partida, com "share" de 70%. Já a Band, que também mostrou a estreia da seleção, marcou 6 pontos, com participação de 10%. Com exceção de São Paulo, que decretou feriado, em todas as demais cidades a quinta-feira foi um dia normal.

Outros dados, estes referentes apenas à Grande São Paulo, também sinalizam que o interesse pela Copa é mais que razoável. Dos três jogos que a Globo exibiu na sexta-feira (13), dois registraram audiência superior à média do respectivo horário, segundo a prévia do Ibope (sujeita a confirmação).

A partida entre México e Camarões, entre 13h e 14h55, marcou 13 pontos, um crescimento de 4 pontos na média do horário. Já a goleada da Holanda sobre a Espanha, exibida entre 16h e 17h51, teve audiência de 15 pontos, dois a mais que a média do horário. Por fim, a disputa entre Chile e Austrália, entre 19h e 20h55, registrou 20 pontos, a mesma média que a emissora obtém com a sua programação normal.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.