“Retratos Brasileiros” acompanha 11 eleitores indecisos de 2010 por 4 anos
A GloboNews está exibindo desde o início desta semana uma série original, na qual tenta mostrar como grandes questões estruturais do país, como segurança, educação, previdência e saúde, afetam o cotidiano de diferentes pessoas.
Jornalistas da Globo acompanharam por quatro anos 11 eleitores que, na condição de indecisos, participaram do último debate presidencial de 2010, entre Dilma Rousseff e José Serra, exibido pela emissora.
Entre o final de 2010 e o primeiro semestre de 2014, cada um destes 11 eleitores recebeu oito visitas de equipes da Globo, uma média de duas por ano. Trata-se de um esforço jornalístico, até onde eu sei, inédito no Brasil.
Os repórteres tentam mostrar como as preocupações que os eleitores tinham em 2010, expostas nas perguntas que fizeram, se refletiram em suas vidas e nas de suas famílias nos anos seguintes.
Como o título da série já diz, "Retratos Brasileiros" não se propõe a fazer um exercício sociológico, buscando apontar tendências ou sugerir conclusões de maior alcance. O programa se limita – e é daí que extrai o seu maior interesse – a exibir perfis pessoais, mesclados com dados reais sobre os problemas que enfrentam.
Exibidos os cinco primeiros programas, o resultado é muito impressionante. O caso mais dramático é o da costureira de Fortaleza, que vive em um bairro extremamente violento da cidade e não consegue, nestes quatro anos, melhorar de vida para deixar o local.
As outras histórias, em sua maioria, são mais edificantes. Há o pequeno comerciante de Recife, que progride a ponto de tirar os seus funcionários da informalidade. Ou o funcionário público em Porto Alegre, que não seguiu o trabalho agrícola do pai e quitou o imóvel próprio. Ou, ainda, o vendedor de Curitiba, que viu a vida melhorar significativamente nos últimos anos.
Ao mesmo tempo, "Retratos Brasileiros" mostra como alguns problemas relatados nas perguntas feitas no debate presidencial de 2010 não se modificaram, ou evoluíram pouco. Certamente, serão temas da eleição de 2014.
Cada documentário tem 23 minutos. Vai ao ar de segunda a sexta, às 19h30, na GloboNews. Merecia um lugar na TV aberta.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.