Topo

Desde 2011, Silvio Santos já bateu 10 atrações da Globo no domingo à noite

Mauricio Stycer

06/08/2014 05h01

silviohelen

Recém-lançada, a nona temporada da série "24 Horas" já pode se juntar a uma lista ilustre: a das atrações da Globo exibidas depois do "Fantástico" que são superadas no Ibope pelo velho, bom e quase imutável "Programa Silvio Santos". Desde 2011, pelo menos dez programas já passaram pela mesma situação.

24horasA decepção da Globo parece grande. Segundo a coluna de Flavio Ricco, a emissora pensa em encerrar a exibição de '24Horas" no próximo dia 24 de agosto. Se isso ocorrer, terão sido apenas seis domingos – a série tem 12 episódios.

Antes de deixar Jack Bauer para trás, Silvio Santos já tinha batido, em alguns domingos deste ano, episódios do "BBB14" e o show de talentos "SuperStar" (este, inclusive na estreia).

Em 2013, a Globo tentou de tudo um pouco, e perdeu várias vezes com uma outra série americana de sucesso, "Revenge", com o reality de luta "The Ultimate Fighter" (TUF) e com dois humorísticos brasileiros, "Sai de Baixo" e "Junto & Misturado".

No ano anterior, Silvio Santos venceu alguns domingos a sessão de cinema (Domingo Maior) e a primeira temporada do TUF. Em 2011, as vítimas foram um "Central da Copa" especial e o reality "Hipertensão".

Os três primeiros episódios das novas aventuras de Jack Bauer foram incapazes de superar duas das atrações mais simples, repetitivas e imbatíveis da TV: o quadro "Jogo dos Pontinhos" e as pegadinhas do SBT, estrategicamente apresentados por Silvio no final da noite de domingo.

A atração maior do "Jogo dos Pontinhos" é, sempre, o próprio Silvio. Interagindo com os seis participantes fixos da atração, ele se diverte fazendo o gênero "safadinho"  diante de Helen Ganzarolli e Livia Andrade ou rindo de sua filha, Patricia Abravanel.

Neste último domingo (03), por exemplo, o apresentador disse a Helen: "Você não casou ainda porque os homens são cegos, não é possível!". Ela respondeu: "É que eu sou muito exigente também. Quero casa, comida e roupa lavada." Silvio disse então: "Ah, mas então não precisa nem casar comigo. Eu te dou tudo isso e mais alguma coisa." Patricia acrescentou: "Se ficar tão exigente vai ficar para titia…"

As pegadinhas exibidas no domingo à noite seguem o mesmo padrão de humor leve, infantil, do quadro com Helen e Livia. Esta semana, Silvio elogiou uma pegadinha, mas reclamou que a produção, envolvendo cerca de 20 figurantes, deve ter custado caro. Brincando, protestou: "Gastaram esse dinheiro tudo pra fazer isso? Vocês jogam dinheiro fora!" Esse "dinheiro todo" não deve ser nada diante do que a Globo pagou para exibir "24 Horas".

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.