Topo

Suplicy usa novela da Globo para atrair público no horário eleitoral

Mauricio Stycer

22/08/2014 19h33

suplicypubli2"Meu Pedacinho de Chão" não foi um grande sucesso de audiência. Ainda assim, a última novela das 18h da Globo virou arma da propaganda de Eduardo Suplicy (PT-SP) em busca de votos em sua campanha à reeleição ao Senado.

A publicidade do candidato está usando várias referências visuais e sonoras da novela de Benedito Ruy Barbosa, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. "É um desafio chamar a atenção do público no horário eleitoral", justifica Chico Malfitani, coordenador de comunicação da campanha. "A novela foi uma inspiração. Um político do bem parece uma fantasia, mas é real", diz, explicando a associação que procurou fazer com o folhetim global.

Não é a primeira vez que Malfitani recorre a este expediente. Na campanha de 2006, a propaganda exibia "Páginas da vida de Eduardo Suplicy", numa referência explícita à novela de Manoel Carlos então no ar no horário nobre. O uso do título levou a Globo, na época, a exigir alterações na campanha do candidato.

Questionada sobre a atual propaganda, a Globo não quis comentar.

Abaixo o vídeo da propaganda eleitoral:

Veja também
De peruca e terno branco, Tiririca imita Roberto Carlos para pedir votos
Sony/ATV vai processar Tiririca por uso de música de Roberto Carlos

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.