Topo

UOL Vê TV: Repetições de temas deixam três novelas da Globo quase iguais

Mauricio Stycer

04/12/2014 06h51

No capítulo desta segunda-feira (01) de "Alto Astral", Úrsula (Silvia Pfeifer) foi ao médico pedir um atestado falso que informe sobre uma suposta grave doença que a aflige. Quatro dias antes, na quinta-feira, 27 de novembro, em "Boogie Oogie", Vitória (Bianca Bin) fez exatamente a mesma coisa: pagou a um médico por um atestado que a declara vítima de uma doença que ela não tem. Ambas vão usar os falsos documentos para tentar conquistar a compaixão de pessoas que as cercam.

Repetições de temas nas principais novelas da Globo têm ocorrido com muita freqüência. Trato deste assunto no "UOL Vê TV" desta semana. Além do caso dos falsos atestados médicos, também lembro que "Império", "Alto Astral" e "Boogie Oogie" se repetiram em dois outros assuntos.

Nas três novelas houve cenas de noivas ou noivos deixados no altar, sem a realização dos casamentos. E também nas três, há tramas que envolvem dúvidas sobre a paternidade de algum dos personagens.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.