Topo

Diretor de “Tim Maia” diz que não quis “atacar” o trabalho da Globo

Mauricio Stycer

05/01/2015 05h01

Em depoimento à "Folha de S.Paulo", publicado nesta segunda-feira (04), o cineasta Mauro Lima tentou explicar o teor da mensagem que postou no Instagram, pedindo a seus seguidores que não assistissem "Tim Maia – Vale o que vier", série exibida pela Globo entre quinta (1º) e sexta-feira (02).

"Já trabalhei com a Globo e tive muito boas experiências no passado e não tenho nenhuma intenção de atacar o modo como retrabalham as suas produções", disse. "Como diretor, para mim é bom que mesmo um derivado dê uma boa resposta de audiência."

Diretor do filme "Tim Maia", exibido em 2014, Lima havia manifestado uma opinião bem diferente na semana passada. "Aos seguidores que não viram 'Tim Maia' no cinema sugiro que não assistam essa versão que vai ao ar hoje e amanhã na Globo. Trata-se de um subproduto que não escrevi daquele modo, nem dirigi ou editei", escreveu no Instagram.

MauroLima1A Globo tratou a série como "uma recriação do filme". A emissora eliminou cenas, acrescentou outras, incluiu depoimentos de contemporâneos do cantor e ainda gravou imagens nas quais o ator que interpreta Tim Maia narra trechos da própria história.

Na mensagem publicada em sua conta na rede social, Lima havia sido irônico ao classificar o programa da TV como "um director´s non cut." E recomendou: "Sugiro esperar sair no Now ou em DVD na sua forma original".

No texto publicado na "Folha", Lima se mostrou incomodado com a divulgação no sábado (02), por este blog, da mensagem. "Aquilo foi um post na minha rede fechada, que, aliás, tem poucos seguidores. Nem Facebook eu tenho. Nunca postei um tweet na vida. Não foi uma declaração dirigida ao público da TV Globo. O que, aliás, seria pífio e ridículo da minha parte.".


Veja também
. Filme sobre Tim Maia vira docudrama na tela da Globo
. Em nome do didatismo, Globo "recria" filme sobre Tim Maia
. Globo protege Roberto Carlos e corta desprezo a Tim Maia em minissérie
. Diretor do filme "Tim Maia" pediu aos fãs para não verem a série da Globo
. Em "Tim Maia", Globo trocou cenas de humilhação por depoimento positivo
. Mauro Lima: 'Não pretendo atacar modo como Globo retrabalha suas produções'

 

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.