Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Aguinaldo Silva
Nos próximos capítulos de "Império" o público vai conhecer o samba escolhido para ser cantado pela União de Santa Teresa, cujo enredo no Carnaval deste ano vai homenagear o comendador José Alfredo (Alexandre Nero).
A escolha do samba foi uma ação inteligente promovida pela Globo. Espectadores foram convidados a compor sambas e uma votação, no site da novela, definiu os três preferidos. Os finalistas se exibiram no último domingo (18), no "Fantástico". O anúncio do vencedor será feito com as presença dos três finalistas em uma cena de "Império".
Se a ideia do concurso pareceu bem original, o mesmo não se pode dizer do resto da história. Aguinaldo Silva é daqueles autores que gostam de repetir as mesmas situações em diferentes novelas suas.
Esta será a quarta vez, por exemplo, que uma escola de samba fictícia vai prestar homenagear a um personagem em uma novela do autor e/ou ocorrerá um crime durante um desfile.
Em "Partido Alto" (1984), escrita em parceria com Glória Perez, Jussara (Betty Faria), porta-bandeira da Acadêmicos do Encantado, é amante do chefão da comunidade, o bicheiro Célio Cruz (Raul Cortez), mas se apaixona por Piscina (José Mayer), um compositor de sambas-enredo. No último capítulo, a Acadêmicos do Encantado desfila na avenida tendo Jussara como grande destaque, ao som do samba-enredo "E Agora José?", de autoria de Piscina, em referência a Carlos Drummond de Andrade. Um assassinato acontece durante o desfile – Piscina é morto por capangas de Célio Cruz, crime visto por Jussara do alto de um carro alegórico.
Em "Senhora do Destino" (2004-2005) a trajetória da protagonista Maria do Carmo (Susana Vieira) virou enredo da Unidos de Vila São Miguel. Patrono da escola de samba, o bicheiro Giovanni Improta (José Wilker), era apaixonado por Maria do Carmo . O enredo era do carnavalesco Ubiracy (Luiz Henrique Nogueira).
Em "Duas Caras" (2007-2008), a escola de samba que desfilou na Marquês de Sapucaí foi a Nascidos da Portelinha, de uma comunidade que tinha como líder Juvenal Antena (Antônio Fagundes). A carnavalesca da novela era Dália (Leona Cavalli) e a rainha da bateria, Gislaine (Juliana Alves).
Em "Império", a escola União de Santa Teresa é presidida por Antoninho (Roberto Bonfim), que no passado foi garimpeiro no Monte Roraima. Depois de recolocar Juju Popular como rainha de bateria, ele decidiu homenagear o amigo José Alfredo no Carnaval. Ao revelar que vai haver um crime em pleno desfile, o autor avisou: "Ainda não sei quem vai ser a vítima de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). Vou decidir na hora".
A esta altura, em seu quarto desfile, já dá até para falar em um Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Aguinaldo Silva.
Veja também
Coroação de Juju Popular quase é sabotada por Xênia em "Império"
Maria Marta descobre José Alfredo escondido em escola de samba
Caprichosos de Pilares vai dar suporte para a escola de "Império"
"Ainda não sei quem vai ser a vítima de Maurílio", garante Aguinaldo Silva
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.