Topo

Ana Maria Braga copia brincadeiras de Jimmy Fallon já imitadas pela Record

Mauricio Stycer

23/06/2015 11h49

maisvoceaguaMaisVoceOvoNinguém mais se surpreende com a sensação de "déjà vu" nas pautas dos principais programas da TV no país, dos matinais aos talk shows noturnos. Copiar programas estrangeiros é uma tradição tão antiga quanto a televisão no Brasil. Menos comum é imitar o que já foi imitado.

Na manhã desta terça-feira (23), ao promover um arraial de São João no "Mais Você", Ana Maria Braga submeteu artistas da Globo a diversas situações constrangedoras, várias delas "inspiradas" em brincadeiras já vistas em programas americanos, como o antigo "Late Night", de Jimmy Fallon (ele hoje apresenta o "Tonight Show").

O curioso é que ao menos duas destas atrações já haviam sido copiadas por um programa da Record, o "Domingo da Gente", exibido em novembro de 2013. Tanto a "roleta russa do ovo", protagonizada por Suzana Pires e Maria Eduarda de Carvalho,  quanto a "guerra de água", vivida por Tatá Werneck e Tiago Abravanel, foram encenadas no programa da Record, por Adriane Galisteu e Anitta (ovo) e Rodrigo Faro (água).

domingogentegalisteufarogalisteuanittaovoEscrevi na época: Para não dizer que apenas atrações locais foram recicladas, "Domingo da Gente" também explorou brincadeiras usadas pelo humorista e apresentador Jimmy Fallon em seu programa na TV americana. Durante o encontro de Galisteu com Anitta, foi encenada a "roleta russa do ovo". Depois, com Rodrigo Faro, a "guerra de água" (acima). Se faltou criatividade, houve transparência nos dois casos, com a exibição prévia de cenas do "Late Night" de Fallon.

Já o "Mais Você", até onde vi, não informou a fonte de sua inspiração.

Veja também
No "Mais Você", Ana Maria Braga faz arraial na casa do "Big Brother Brasil"
"Domingo da Gente" recicla atrações nacionais e estrangeiras em sua estreia

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.