“Bake Off Brasil” diverte com jurados cruéis e candidatos despreparados
Surfando feliz a onda das competições de culinária que invadiram a televisão, o SBT estreou neste sábado (25), sete dias depois de encerrar o "Cozinha Sob Pressão", um programa dedicado exclusivamente a sobremesas, o "Bake Off Brasil – Mão na Massa".
O reality mostrou reunir os principais ingredientes que fazem o sucesso deste tipo de atração: jurados cruéis, candidatos despreparados, provais difíceis, uma apresentadora simpática e excelente edição de imagens.
O empresário Fabrizio Fasano Jr. e a confeiteira Carolina Fiorentino cumprem a função de humilhar, digo, julgar os candidatos, todos cozinheiros amadores, quase todos muito pouco preparados para a tarefa.
No momento mais duro, para não dizer grosseiro, Fasano chocou um dos concorrentes, Ayrton, com a seguinte observação sobre um detalhe no topo de seu bolo: "Você não sabe se é um brigadeiro ou um pouquinho de cocô de cavalo". Magoado, Ayrton disse posteriormente, longe do jurado: "Nunca comi um cocô de cavalo tão bom". Elogiado na segunda prova, o candidato ainda observou: "De cocô a ganhador".
Versão de um formato britânico, o "Bake Off" tem uma característica que agrega justiça à avaliação dos jurados: nas provas técnicas, eles não sabem quem são os autores dos doces. Esse julgamento "às cegas", ainda que menos divertido para quem vê pela televisão, exclui a chance de um jurado "proteger" ou "perseguir" um candidato com base em simpatia, carisma ou qualquer outro aspecto de caráter pessoal.
Estreando como apresentadora, Ticiana Villas Boas mostrou o que se espera de alguém nesta posição coadjuvante – bem à vontade, esbanjando simpatia, sem ter muito o que fazer, mas não atrapalhando ninguém.
O primeiro episódio do "Bake Off Brasil" também chamou a atenção por ser apresentado fora de estúdios, em um local com bonita paisagem externa. Os candidatos se submeteram a duas provas, um "bolo da vida", de livre escolha, e uma "torta invertida" de maçã. Em sua maioria, fracassaram em ambas experiências.
A lamentar que o programa não tenha explicado como chegou à seleção dos participantes, eliminando milhares de candidatos antes de chegar aos 12 escolhidos. Também faltou mostrar melhor como e onde cada confeiteiro escolheu os ingredientes usados na primeira prova.
Competições de culinária não ensinam a cozinhar. "Bake Off Brasil" não foge à regra. Ainda assim, também senti falta de demonstração – um pouco de "como se faz" os doces pedidos.
Apesar disso, a julgar pela estreia, o novo reality do SBT promete muita diversão – com os candidatos e o jurados.
Veja também
Juliana é a primeira eliminada de "Bake Off Brasil – Mão na Massa", do SBT
Diarista, muçulmana, lutadora; conheça os competidores do "Bake Off Brasil"
Ticiana Villas Boas diz que estava acomodada
SBT estreia reality de confeitaria e se antecipa a "Cake Boss" na Record
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.