Após “Cúmplices...”, desafio do SBT é fazer uma novela infantil brasileira
Exibidos os primeiros quatro capítulos de "Cúmplices de um Resgate", a terceira novela infantil seguida do SBT, parece seguro afirmar que o maior acerto da emissora nesta década foi o seu investimento neste segmento.
Depois de "Carrossel" (2012) e "Chiquititas" (2013), esta nova adaptação de um folhetim latino consolida a descoberta do SBT de que havia um público à espera deste tipo de produção.
Além disso, a qualidade de "Cúmplices de um Resgate", na comparação com as duas anteriores, mostra que a emissora está desenvolvendo o know how para realizar novelas infantis.
Com exceção do título, péssimo, tudo na nova atração mostra avanço em relação à "Chiquititas" e "Carrossel" – produção, cenografia, o próprio texto, direção do elenco adulto e a interpretação das crianças.
Ao confessar que sua grande fonte de inspiração é a ingênua e otimista Poliana, Iris Abravanel deu uma das chaves para a explicação do sucesso das novelas infantis do SBT – os seus textos simples e diretos, com mensagens positivas, sem muito espaço para ironia, insinuação ou sutileza.
Combinado ao texto juvenil, o elenco de crianças consegue transmitir, como já escrevi antes, um misto de despreparo com vontade de agradar que torna tudo muito saboroso e "fofo" para quem assiste.
Íris revelou que "Cúmplices" terá cerca de 250 capítulos – sendo que apenas 90 são "aproveitáveis" da versão original. Ou seja, haverá bastante espaço para criação original dela e de sua equipe.
O passo seguinte neste processo, imagino, será a criação de uma novela totalmente original, brasileira, inventada pelos autores da emissora. Até agora, o SBT apenas adaptou e recriou produções que foram testadas anterioremente em outros países e na própria emissora.
Espero, ainda, que o SBT não se acomode, e estique "Cúmplices de um Resgate" além da conta. Os mais de 500 capítulos de "Chiquititas" foram um abuso com a paciência mesmo do público mais fiel.
Veja também
. Sem a Globo, faixa das 20h30 volta a ser horário nobre de novelas
. Íris Abravanel diz se inspirar em "Poliana" para escrever novelas do SBT
. Nilson Xavier Boa estreia de "Cúmplices…" mostra avanço nas novelas do SBT
. De volta à TV, Larissa Manoela promete vilã pior do que Maria Joaquina
. "Não existe nada de poder, recebo ordens", diz Íris Abravanel sobre SBT
. "Desafio é fazer quatro personagens", diz Larissa Manoela
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.