Topo

Biografia resgata a trajetória de Blota Jr., apresentador pioneiro da TV

Mauricio Stycer

13/09/2015 06h01

blotajr5Entre os muitos radialistas que formaram a primeira geração de apresentadores de televisão no Brasil, Blota Jr. (1920-1999) é um dos mais famosos e bem-sucedidos. Infelizmente, devido à falta de cuidado com arquivos e aos muitos incêndios que ocorreram, poucos são os registros com qualidade que sobrevieram para mostrar às gerações mais jovens porque ele é uma referência para tanta gente do meio, como Fausto Silva e Raul Gil.

Na biografia que acaba de publicar, "Blota Jr. – A Elegância no Ar" (Matrix, 350 págs., R$ 49,90), o jornalista Fernando Morgado faz um notável esforço no sentido de resgatar, em detalhes, a trajetória do apresentador.

O livro lista os títulos de 183 programas em que Blota Jr. atuou em mais de 60 anos de carreira entre o rádio e a TV, principalmente em veículos da Record, mas também Tupi, Cultura, Band e SBT. Com base em quatro dezenas de entrevistas e muita pesquisa, Morgado chega até a entrar na cabeça do apresentador, revelando os seus pensamentos em alguns momentos da vida.

BlotajrcapaRico em dados e informações. "A Elegância no Ar" é frustrante pela pobreza de análise. Morgado não parece muito interessado em explicar como foram criados alguns programas célebres em que Blota Jr. atuou nem por que muitos deles fracassaram e foram tirados do ar. Uma das exceções é a descrição que faz de "Esta Noite Se Improvisa" (1967), talvez a mais famosa atração sob o seu comando.

É difícil, também, entender a extensão do poder e do prestígio de Blota, aparentemente tão próximo da família Machado de Carvalho,  que comandou a Record por décadas. Qual o seu papel, de fato, nas decisões sobre os programas que apresentou? E nos passos que deu em sua carreira?

Outro aspecto fundamental na trajetória de Blota Jr., a sua atuação política, é tratado da mesma forma descritiva, sem um aprofundamento que ajudasse a entender melhor as suas motivações. Eleito deputado estadual com o apoio de Adhemar de Barros (1901-1969), Blota também foi deputado federal pela Arena entre 1975 e 78, chegando a ser líder do governo na Câmara durante a ditadura militar. Foi, ainda, secretário de Informação e Comunicações no governo de Paulo Maluf, em São Paulo, em 1979.

"A Elegância no Ar" é um livro útil para estudiosos pelo volume de dados que reúne, tanto sobre o rádio quanto a televisão, bem como por resgatar a memória do apresentador. Mas, rico em adjetivos elogiosos a Blota Jr., não ajuda muito o leitor a entender por que Morgado o considera "o mestre dos mestres da comunicação".

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.