Topo

É bom rir dos erros e corrigi-los com rapidez, ensina Glenda Kozlovski

Mauricio Stycer

20/12/2015 20h30

No intervalo de River Plate e Barcelona, na Globo, Glenda Kozlowski prometeu exibir no "Esporte Espetacular" uma reportagem sobre "os sabres de luz do filme 'Jornada nas Estrelas'." Cometeu um erro — bobo para boa parte dos espectadores, mas inaceitável para os fãs de "Guerra nas Estrelas".

Apesar do horário, cerca de 9h30 da manhã, o Twitter foi à loucura. Contei mais de 100 comentários criticando e ofendendo Glenda por ter confundido os dois filmes. O mais bem-humorado, de Catarina Cristo, observava que a bobagem dita pela apresentadora "só não quebrou a internet porque, a essa hora, os nerds estão dormindo."

Consciente da força das redes sociais, e com ótimo humor, Glenda não demorou a postar dois vídeos. No primeiro, pediu desculpas. "A todos os fãs de 'Guerra nas Estrelas', eu já sei agora que 'Guerra' é 'Guerra', 'Jornada' é 'Jornada'." No outro, brincando com um sabre de luz, disse: "Guerra nas Estrelas! Não é Jornada!"

A apresentadora deu uma lição importante a tantos jornalistas que têm dificuldades em reconhecer os próprios erros. Nos dias de hoje, é preciso corrigi-los o mais rápido possível e, quando é o caso, com bom humor, como ela fez.

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.